Sistemas fotovoltaicos Rio Grande do Sul - Elysia energia solar

Brasil foi o 4º país que mais adicionou energia solar no mundo em 2022

Publicado em de de

País acrescentou 9,9 GW de potência fotovoltaica à sua matriz energética – o recorde representa quase o dobro do resultado registrado em 2021  

O Brasil foi o 4º país que mais injetou energia solar no mundo em 2022, conforme levantamento divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE). No ano passado, o país acrescentou 9,9 GW de potência fotovoltaica à sua matriz energética. O recorde representa quase o dobro do resultado registrado em 2021.  Em todo o mundo, a fonte solar cresceu 240 GW ao longo do ano anterior, atingindo a marca dos 1,2 TW de capacidade global acumulada. 

EPC da Elysia: uma solução completa para investimento em usina solar

A China ficou em primeiro lugar, com acréscimo de 106 GW no período. O resultado foi mais do que o dobro da potência instalada pelos 27 países que compõem a União Europeia. O continente europeu acumula 39 GW de potência instalada. O ranking é liderado pela Espanha (8,1 GW), seguido pela Alemanha (7,5 GW), Polônia (4,9 GW) e Holanda (3,9 GW).  O mercado norte-americano contabilizou um acréscimo de 18,6 GW de potência solar instalada em 2022. enquanto o indiano ficou logo atrás, com 18,1 GW. 

Renda Solar Elysia: um investimento mais rentável que o mercado imobiliário

Conforme a análise da AIE, a alta nos preços das tarifas de energia em vários países do mundo, sobretudo no Brasil e na Europa, reforçaram ainda mais a competitividade da energia solar, com iniciativas e interesse da sociedade para acelerar o uso da fonte.

Outro levantamento global sobre energia solar

O Brasil também subiu seis posições no ranking da Agência Internacional de Energia Renovável (AIER), conforme publicamos neste conteúdo. Neste estudo, o país encerrou 2022 na 8ª colocação do ranking mundial de capacidade operacional de energia solar, com mais de 24 GW acrescidos desde o início da expansão da fonte no mundo.

É a primeira vez que o país figura entre os dez primeiros colocados do levantamento, sendo o que mais galgou posições no ranking na comparação com o anterior, quando terminou na 14ª colocação geral em 2021.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo

Brasil tem capacidade de aumentar energia solar em 100 vezes, diz diretor da Petrobras 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo

Volvo anuncia expansão significativa de sua rede de recarga rápida com a inauguração de mais 14 pontos até o final de fevereiro 

Continue lendo