As 4 respostas mais procuradas por empresas que querem adotar energia solar

Respondemos as quatro perguntas mais formuladas por empreendedores que têm a intenção de investir em energia solar 

Quais são as perguntas mais comuns realizadas pelas empresas quando o assunto é energia solar? Selecionamos as quatro questões mais presentes nas discussões entre empreendedores sobre a tecnologia sustentável.  

1 – Por que devo investir tempo ou dinheiro com energia solar agora?

De acordo pesquisa da SunPower, empresa e consultoria de energia limpa dos EUA, há três razões principais pelas quais as empresas devem optar pelo investimento em uma estratégia de produção de energia solar:

→ Benefício financeiro: o retorno do investimento, para empresas, está estimado, em média, em 4,5 anos. Trata-se de um retorno rápido, uma vez que a economia mensal na conta de energia elétrica pode chegar em torno de 95%.

→ Proteção contra aumentos: ter um sistema de geração pŕopria de energia significa ter independência energética. Na prática, trata-se de estar protegidos de eventuais reajustes na tarifa de energia elétrica – que, no Brasil, é uma das mais altas do mundo. Atualmente, o governo federal possui uma dívida de aproximadamente R$ 200 bilhões com as concessionárias de energia. Por conta disso, já está previsto um aumento robusto na conta de luz nos próximos 6 anos, somente para cobrir esta dívida. À medida que a inflação aumenta, o retorno do investimento vai sendo ainda mais rápido.

→ Impacto ambiental positivo – Ao gerar uma energia de fonte renovável, sua empresa deixa de emitir uma quantidade significativa de CO2 na atmosfera. Isso resulta em uma série de benefícios ao meio ambiente a à imagem da empresa.

→ Elevação da marca: com adesão a práticas sustentáveis, a empresa eleva sua reputação e se mostra comprometida com os anseios mundiais de preservação dos recursos naturais.

2 – Por que agora? Não devo esperar mais um pouco?

Existem algumas razões pelas quais postergar o uso de energia solar não faz muito sentido.

Políticas e incentivos favoráveis para a instalação de sistemas comerciais de painéis solares disponíveis hoje podem não existir no futuro. No Brasil, inclusive, é discutido um projeto de mudança na resolução que regula a geração de energia limpa. Leia aqui.

A tecnologia atual já está bastante avançada, graças à inovação contínua das últimas décadas. Como resultado, é improvável que vejamos a mesma taxa – tão rápida – de aumento na eficiência dos sistemas solares fotovoltaicos.

Em muitos casos, mesmo que políticas e incentivos melhores sejam implementados ou pequenas melhorias tecnológicas aumentem a produção de energia, o dinheiro economizado no curto prazo com a energia solar poderá facilmente superar os benefícios que seriam conquistados ao esperar.

3 – Como a energia solar pode melhorar diretamente os negócios?

Existem duas maneiras pelas quais a energia solar pode impulsionar uma empresa. A economia com energia elétrica – uma das maiores despesas dos empreendedores –  libera dinheiro para investir em outras áreas estratégicas da empresa, o que poderia aumentar vendas e lucratividade.

Cada vez mais, consumidores estão procurando por empresas “verdes”. Vários estudos indicam que os consumidores escolhem conscientemente empresas com visão de futuro e que demonstram sustentabilidade ambiental e responsabilidade social corporativa. Essencialmente, a empresa terá uma vantagem competitiva sobre as concorrentes, que não seguem uma estrutura produtiva sustentável..

4 – Se a energia solar é tão boa, por que todas as empresas não instalam?

No mundo e no Brasil, diversas empresas conhecidas já se tornaram solares. Não é por acaso: o conjunto de benefícios torna a tecnologia indispensável para uma empresa ganhar competitividade.

Mas há casos em que empreendedores podem pensar que comprar um sistema diretamente é sua única solução. Como resultado, eles acreditam que devem primeiro acumular o capital necessário ou obter um empréstimo. Mas hoje, no Brasil, há uma variedade de linhas de financiamento com ótimas condições. As barreiras para o investimento em energia solar caíram. 

Muitas vezes, o que falta para a tomada de decisão é acesso a informação e uma boa conversa com um consultor de energia ou um fornecedor solar respeitável. Com a Elysia você pode ter tudo isso: obter informações qualificadas e atualizadas, conselhos técnicos de especialistas, que irão ajudá-lo a seguir o caminho certo para o seu negócio.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Aumento na conta de luz dos gaúchos - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

,

Quase 3 milhões de consumidores terão aumento na conta de luz no Rio Grande do Sul

Continue lendo
Sistema fotovoltaico residencial no RS - Elysia energia solar Vale dos Sinos

,

5 perguntas que devem ser respondidas antes da escolha pela empresa de energia solar

Continue lendo

, ,

Já imaginou ficar livre dos aumentos na conta de luz?

Continue lendo

, ,

As 4 respostas mais procuradas por empresas que querem adotar energia solar

Continue lendo