Acesso ao mercado livre de energia era uma opção até restrita aos gigantes da indústria e do comércio
Para metade dos brasileiros, a conta de energia elétrica foi uma das maiores despesas domésticas no ano passado. Este resultado aparece em pesquisa do Datafolha, na qual 56% da população diz que deixou de comprar algum item para honrar a conta de luz.
Esta realidade, no entanto, poderá ser amenizada com abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais. O que podemos chamar, também, de portabilidade da energia. Conforme portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), residências poderão adotar esse modelo até 2028.
O acesso ao mercado livre de energia era uma opção até então restrita aos gigantes da indústria e do comércio. A partir do ano que vem, no entanto, o modelo já alcançará todos os consumidores de alta tensão do país. Portanto, estamos falando de 31 mil unidades consumidoras – ou 0,03% do total nacional – que poderão migrar para esse mercado mais econômico e que pode incentivar o uso de energias renováveis, como a solar fotovoltaica.
Consumidor poderá escolher a fonte energética
No mercado livre de energia, os consumidores deixam de ser “cativos” e se tornam livres. Na prática, significa que cada pessoa poderá escolher a empresa de energia com a qual quer se relacionar. Poderá decidir, inclusive, a matriz energética geradora – como energia solar e eólica.
Outro detalhe interessante é que, diferentemente do que acontece com o pacote de dados da internet, a energia elétrica excedente é um ativo comercializável. Ou seja, além de economizar na conta, ainda dá para rentabilizar com esse mercado. Uma vantagem importante deste modelo é que não há incidência das bandeiras tarifárias sobre o custo, algo que torna ainda mais atrativo o ingresso nesse mercado.
Elysia indica o melhor caminho para você
Na Elysia, temos uma equipe técnica especializada em soluções de energia que promovam economia e sustentabilidade ambiental para o seu negócio e para a sua residência. Com base em uma profunda análise do seu histórico e projeção de consumo, analisamos de forma personalizada a melhor maneira de atender a sua demanda energética de forma eficiente, econômica e sustentável. Contate nossos consultores para iniciar a transformação energética da sua unidade consumidora.