Sistema de energia solar fotovoltaico foi finalizado pela Elysia na Eurolatte, indústria fabricante de ordenhadeiras com sede em Cachoeirinha, na Grande Porto Alegre
Referência em soluções de energia solar para a indústria, a Elysia finalizou recentemente mais um projeto fotovoltaico . Desta vez, quem recebeu a diferenciada solução completa foi a Eurolatte, fabricante de ordenhadeiras com sede em Cachoeirinha, na Grande Porto Alegre.
Localizada no Distrito Industrial do município, a empresa recebeu a instalação de 200 painéis solares monocristalinos – um tipo de módulo fotovoltaico de maior eficiência energética. As placas são responsáveis por uma produção energética que atende a 100% da demanda local. Isto é: a Eurollate acaba de atingir a sua independência energética.
Economia de R$ 115 mil em um ano
De acordo com a projeção técnica da Elysia, a fabricante terá uma economia anual superior a R$ 115 mil. Mensalmente, esse valor representa uma redução mensal de aproximadamente 90% no custo energético da Eurolatte. Trata-se, portanto, de um ganho competitivo vigoroso – além de aumentar o grau de previsibilidade orçamentária pelos próximos 25 anos, que é o tempo de durabilidade mínima de um sistema fotovoltaico.
Retorno em três anos
O tempo de retorno do investimento (ROI) do sistema da Eurollate está estimado em aproximadamente 3 anos, tempo médio projetado para indústrias de grande porte. Mas esse tempo de ROI alvissareiro tem uma explicação: o investimento foi realizado antes de janeiro de 2023. Os sistemas fotovoltaicos que entrarem em operação até esta data enquadram-se nas regras “antigas” (pré-Marco Legal), cuja cobrança tarifária é menor e, portanto, possui um ROI mais rápido.
Imune aos aumentos
Junto deste ROi atrativo, a Eurolatte também fica protegida da inflação energética. Ou seja, enquanto o sistema estiver funcionando, a empresa fica livre de futuros reajustes tarifários na conta de energia elétrica Para uma indústria de grande porte, cujo consumo de energia elétrica é alto, esse é um dos benefícios de maior relevância. Afinal, não é novidade dizer que o custo energético é uma das maiores dores de cabeça dos empresários brasileiros.
Redução (gigantesca) da pegada ecológica
Também vale enaltecer o valor sustentável do investimento realizado pela Eurolatte. A geração de uma energia 100% limpa irá reduzir de forma significativa a pegada ecológica da empresa, o que, automaticamente, contribui para a preservação ambiental. Apenas no primeiro ano, então, o sistema de energia solar vai fazer com que a indústria de Cachoeirinha deixe de emitir 85.000 kg de CO2 na atmosfera.