A cada aumento tarifário na conta de luz, o tempo de retorno do investimento cai – é por isso que a energia solar se tornou a principal opção para escapar dos reajustes
Ninguém gosta de aumentos na tarifa de energia elétrica. Em especial, ninguém gosta de reajustes tarifários justamente em um momento de alta da inflação de diversos itens necessários para o nosso dia a dia – como alimentos e combustível. Contudo, infelizmente, o aumento da conta de luz para os brasileiros é uma realidade imposta por um conjunto de motivos: crise hídrica (falta de chuva nos reservatórios), necessidade de acionamento das termelétricas, elevação do dólar e, também, a chamada conta-covid, que está sendo diluída na conta dos brasileiros.
Apesar de o cenário para 2022 não ser muito otimista, atualmente, há alternativas concretas para deixar de lado essa preocupação. A energia solar, sem dúvida, é a principal opção. Consolidada no mercado brasileiro e amparada por diversas opções de financiamento, a energia solar está cada vez mais acessível a todos. E sabe o que é o melhor? Um sistema fotovoltaico pode reduzir a sua conta de luz em até 95% – e, como consequência, deixa você livre de novos aumentos tarifários.
Curiosamente, quando falamos de energia solar, o tempo de retorno é inversamente proporcional ao aumento na conta de luz. Ou seja: a cada aumento tarifário na energia elétrica o tempo de retorno do investimento cai. É por conta disso que as estimativas de retorno do investimento em energia solar estão cada vez mais atraentes. Afinal, à medida que sobe a conta de luz, mais vantajoso se torna o investimento em energia limpa.
Investimento em energia solar é, além de tudo, seguro – e uma proteção contra a conta de luz cara
Com base em uma média, estima-se que o retorno do investimento para sistemas fotovoltaicos residenciais está em torno de 4 anos. Para sistemas comerciais, industriais, escolares, o tempo é ainda menor: cerca de 3 anos. A vida útil de um sistema é de funcionamento pleno por pelo menos 25 anos. Agora, pense: são pelo menos 20 anos gerando energia limpa e obtendo retorno financeiro.
Portanto, a energia solar é um investimento inadiável. Desde pelo menos 2016, a escolha pela solução de energia solar vem sendo um dos investimentos mais rentáveis do mercado. É um investimento de retorno fixo e crescente – diferentemente dos investimentos variáveis, cujo risco é alto por conta da instabilidade do mercado. Além disso, as projeções de geração de energia dependem unicamente de condições climáticas, que podem ser previstas com base em médias históricas. Por isso, além de altamente rentável, o investimento em energia solar é seguro.