Os recentes aumentos no custo com energia elétrica fez o agronegócio perceber que é inadiável investir em energia solar
O avanço do uso de tecnologias modernas no campo fez aumentar de forma considerável a demanda por energia elétrica. Não à toa, hoje, um dos principais insumos para o sucesso da competitividade rural é, sem dúvida, a disponibilidade de energia nas fazendas de todos os tamanhos e tipos de produção.
Conheça as vantagens do uso de energia solar no campo
É a eletricidade que toca, por exemplo, os diferentes modelos de motores, as bombas para irrigação indispensável na horticultura que gera as verduras, legumes, frutas e flores. Ou as grandes áreas de café, produtos cítricos e até algodão.
Conheça uma propriedade gaúcha que revolucionou a produção com energia solar
Não há refrigeração de carnes, leite e derivados sem eletricidade – nem na regulagem de temperatura nas criações de vacas leiteiras, frangos e suínos. Na iluminação, em cercas elétricas, no monitoramento das propriedades rurais, nos escritórios agrícolas onde a internet tem papel central na gestão. Enfim, a energia elétrica é peça fundamental no dia a dia da zona rural.
Energia solar é a melhor alternativa para escapar do alto custo
A conta de luz tem sido uma dor de cabeça para todos os brasileiros nos últimos anos. Para o agronegócio, aliás, não é diferente. Com o agravamento da crise hídrica e o risco de racionamento, o custo da energia elétrica sofreu diversos aumentos em razão do acionamento das termelétricas. Mas há algumas opções para escapar desse problema, gerar uma energia limpa e praticamente cortar o custo com energia elétrica. A mais acessível é a energia solar.
Têm crescido nas fazendas brasileiras a geração e o uso da energia solar produzida localmente. Desde 2012, os produtores rurais já investiram cerca de R$ 3,4 bilhões em energia solar, gerando mais de 21 mil empregos. O setor rural responde, hoje, portanto, por 13,1% de toda a potência instalada em sistemas de geração própria com a fonte fotovoltaica.
Num país onde o sol brilha quase todos os dias, esse modelo tende a crescer muito, garantindo segurança energética, estabilidade jurídica, previsibilidade e maior autonomia para os produtores rurais com luz mais barata. E com uma sustentabilidade maior, sobretudo na questão ambiental, tão reclamada por consumidores do mundo todo.
Portanto, se você é produtor rural e ainda não adotou a geração de energia solar, chegou a hora de conhecer mais de perto esta tecnologia que pode revolucionar a sua propriedade.