Proloplast, empresa de embalagens com sede em Nova Santa Rita, diminui pegada ecológica e fica livre de novos aumentos tarifários na energia elétrica com investimento em energia solar
Com sede em Nova Santa Rita e com uma produção ligada ao meio ambiente, a fabricante de embalagens Proloplast avançou mais uma casa no tabuleiro da sustentabilidade. A empresa inaugurou recentemente seu primeiro sistema de energia solar fotovoltaico, composto por 220 painéis fotovoltaicos e que abastece 80% do consumo energético da empresa.
No primeiro ano de funcionamento, o sistema fotovoltaico vai proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 58 mil à Proloplast, de acordo com a Elysia. O valor economizado deve ser ainda maior nos próximos anos, já que tem ocorrido recorrentes reajustes tarifários na conta de luz. Além da queda significativa no custo com energia elétrica, a empresa fica livre dos aumentos na tarifa daqui para frente. Como resultado, proporciona maior previsibilidade orçamentária.
Conforme projeção da Elysia, o retorno do investimento deve ocorrer em cerca de 3 anos. O payback, cálculo que leva em conta o tamanho da demanda da empresa e a estimativa de produção de energia limpa, é um dos fatores que mais chama a atenção no investimento em energia solar. Hoje, no mercado, a energia fotovoltaica desponta como uma opção de ouro para quem quer ter retorno rápido e, por conseguinte, ajudar o meio ambiente.
Redução da pegada ecológica e contribuição para o país
Conforme estimativa técnica, a Proloplast deve deixar de emitir cerca de 71.000 kg de CO2 na atmosfera apenas no primeiro ano de operação do sistema. A redução da pegada ecológica vai ao encontro do propósito da empresa. Ela tem no seu DNA a preservação ambiental com o trabalho de coleta e recolhimento de plásticos do meio ambiente, para depois transformá-los em matéria prima.
Além disso, vale ressaltar contribuição que a companhia dá para o equilíbrio da matriz energética brasileira. O país passa por uma das maiores crises de geração de energia da história. Ainda muito dependente das chuvas, a matriz energética brasileira vem ganhando oxigênio com o crescimento do uso de energia alternativas, como a solar. Portanto, o investimento em energia renovável por parte de grandes consumidores, como a Proloplast, resulta em um salto sustentável da geração energética no Brasil.
Mais sobre a Elysia
Com cinco anos de atuação na região sul do Brasil, responsável por projetos e instalações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma referência em energia solar. Com sede no bairro São João, em Porto Alegre, a empresa possui mais de 600 projetos finalizados. Os sistemas da Elysia já levaram uma economia de mais de R$ 15 milhões na conta de luz dos consumidores. Já são mais de 40.000 horas de instalação. A empresa se diferencia pela entrega de uma solução completa de energia solar, que envolve projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema.