Com autonomia de até 250 quilômetros, o caminhão elétrico VW e-Delivery transforma em realidade entregas mais sustentáveis e conquista clientes como JBS, Ambev e Coca-Cola
Na última semana, a montadora alemã Volkswagen apresentou o VW e-Delivery. Trata-se, portanto, do primeiro caminhão 100% elétrico totalmente desenvolvido, testado e fabricado no Brasil. A companhia, aliás, investiu 150 milhões de reais e escalou cerca de 150 engenheiros e técnicos brasileiros — ao todo, foram mais de 400.000 quilômetros de testes.
Energia solar: a solução mais procurada para abastecer carros elétricos
Foi em parceria com a Ambev, aliás, que a Volkswagen Caminhões e Ônibus realizou parte dos testes do veículo, chamado de e-Delivery. O intuito das duas companhias foi avaliar a novidade em situações do dia a dia. Foram mais de 45.000 quilômetros rodados só nesse ciclo de testes. Caminhões a diesel teriam consumido 10.000 litros de combustível para rodar o mesmo trajeto e emitido mais de 34 toneladas de CO2.
Há duas versões do VW e-Delivery, com 11 e 14 toneladas de peso bruto total. Ambas estão equipadas com um motor que entrega 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. A empresa oferece duas opções de conjuntos de baterias de 600 V, com três ou seis módulos de bateria, de acordo com a autonomia necessária. A recarga de 80% pode ser realizada em até 45 minutos, dependendo do carregador utilizado. A autonomia, então, é de até 250 quilômetros.