Conheça os erros mais cometidos na execução do projeto e na instalação de energia solar – uma dica: para escapar desses problemas, escolha sempre uma empresa qualificada e experiente
Pronto, você decidiu (e tomou uma sábia decisão): vai investir em energia solar. O primeiro passo, então, é iniciar a pesquisa pela empresa que irá se responsabilizar pelo projeto e instalação do seu sistema fotovoltaico. Essa etapa, nós diríamos, é a mais importante de todo o processo. Afinal, você precisa contar com o trabalho de uma empresa séria, qualificada e experiente – caso contrário, poderá transformar a realização do seu sonho em um grande e infinito pesadelo.
Infelizmente, há no mercado muitas ofertas de prestação de serviço fotovoltaico que deixam a excelência e o cuidado de lado. Quando isso acontece, o resultado é a instalação de um sistema fotovoltaico com erros que comprometem não só a geração de energia, mas também o seu imóvel e, até mesmo, a sua segurança.
Muitas vezes, esses erros aparecem na elaboração do projeto – uma etapa que precisa ser realizada por uma equipe de engenharia qualificada. Mas também há equívocos frequentes cometidos na instalação, cuja consequência pode ser prejudicial – e muito – ao consumidor.
Separamos, portanto, os 5 erros mais comuns que vemos por aí nos projetos e instalações de sistemas de energia solar.
Erro 1 – Sombreamento
Você sabia que um sistema fotovoltaico mal projetado (ou seja, sem levar em consideração o sombreamento) pode ter uma queda de até 75% no seu rendimento? Além disso, há o risco de danificar as placas solares no longo prazo. Significa dizer que qualquer análise equivocada dos sombreamentos pode fazer com que o sistema perca rendimento – e, por fim, você deixe de economizar o que poderia.
Erro 2 – Cabeamento aparente
Cabos elétricos expostos são um erro primário de qualquer execução de instalação fotovoltaica. E o mais grave: isso pode interferir na sua segurança. Para além do risco, o cabeamento elétrico aparente pode danificar no curto prazo o sistema fotovoltaico. Fios expostos à chuva, ao sol e ao vento tem uma vida útil mais curta. E qualquer problema nesta fiação pode causar grandes estragos no sistema. E vamos combinar: ninguém quer ver instalado no seu imóvel uma rede de fios expostos, deixando um aspecto desleixado no sistema, não é?
Erro 3 – Estrutura metálica inadequada
Os equipamentos utilizados no seu sistema devem ser de qualidade – nunca deixe de se certificar. Uma estrutura de baixa qualidade pode causar danos ao seu telhado, além de danificar o próprio painel solar, que é a alma do sistema fotovoltaico.
Erro 4 – Fixação inadequada dos painéis solares
Fixações mal feitas podem deixar problemas sérios no seu telhado, como a abertura de goteiras e infiltrações. Então, a dica é: exija a utilização de materiais de qualidade e conte com uma empresa com experiência (link) na execução de projetos e instalações.
Erro 5 – Mal dimensionamento do sistema fotovoltaico
Nesta etapa, leva-se em conta não só a média de consumo dos últimos anos, mas também a projeção do que será adicionado ao imóvel no futuro. E, por incrível que pareça, aparecem por aí muitos erros nestas duas fases. O dimensionamento correto é a garantia de que seu sistema fotovoltaico vai durar pelo tempo que você realmente precisa.