Homologação de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico RS

Homologação de energia solar: por que contratar uma empresa qualificada é fundamental para evitar dor de cabeça?

Publicado em de de

O andamento do processo de homologação de energia solar exige conhecimento técnico e experiência nas etapas de liberação

Sem ser homologado, um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, não tem permissão para entrar em funcionamento. Essa é a norma definida no Brasil desde a Resolução 472/2012, que baliza as regras e os protocolos de geração distribuída no país. Portanto, trata-se de um processo burocrático, mas obrigatório – e que garante segurança jurídica dos usuários. Nesta terceira (e última) parte da série sobre homologação de energia solar, vamos falar da importância (e da diferença que faz) optar por uma empresa experiente e qualificada para assumir essa responsabilidade.

Faça um orçamento gratuito

Como funciona a energia solar?

Em 5 tópicos, saiba porque é tão fundamental contratar uma empresa com boas referências no mercado:

1 – Respeito às regras de homologação de energia solar

Confiar a uma empresa qualificada a missão de homologar o sistema é, antes de mais nada, a certeza de que tudo irá ocorrer dentro da legalidade. Um sistema fotovoltaico que entre em funcionamento sem regularização, além do alto risco de problemas elétricos, pode resultar em sérias consequências jurídicas para os consumidores. 

2 – Rapidez e eficiência no processo

O processo de homologação envolve o recolhimento de uma série de documentos e informações técnicas que, para um leigo, podem ser incompreensíveis. Uma empresa com know-how no processo de homologação tem condições de acelerar o processo pelo alto grau de conhecimento técnico sobre o tema. 

3 – Cumprimento de prazos

Nosso último post tratou dos diversos pazos que fazem parte do processo. Não são poucos os prazos – e eles são definitivos para o bom andamento das etapas de regularização. Cumprir os prazos rigorosamente irá acelerar a homologação do sistema, o que irá permitir a instalação do seu sistema fotovoltaico de forma mais rápida.

4 – Baixo (ou quase inexistente) risco de reprovação

Uma reprovação da análise técnica da concessionária, seja em qual etapa for, pode atrasar bastante a liberação do sistema fotovoltaico. A reprovação, na maior parte dos casos, ocorre por causa de problemas no envio da documentação ou por falhas no projeto técnico. Com uma empresa qualificada liderando o processo, o risco de algum problema acontecer é quase nulo.

5 – Equipe especializada e acompanhamento do processo

Uma empresa com know-how em energia solar certamente dispõe de uma equipe especializada e com larga experiência no processo de homologação. Acompanhar de perto as etapas do processo exige uma dedicação integral – com o objetivo de não perder prazos e até mesmo cobrar o não cumprimeto de datas por parte da concessionária. Uma equipe bem preparada tira a preocupação do usuário em relação à burocracia – e faz com que o processo de homologação ocorra sem percalços.   

Elysia é uma das maiores referências do sul do Brasil em energia solar 

A Elysia, referência em energia solar no sul do Brasil, entrega uma solução completa de energia solar. Isso inclui projeto, homologação, instalação e monitoramento do sistema fotovoltaico. Com a Elysia, além da segurança de contar com um serviço de excelência, a relação com o consumidor dura até o fim da vida útil do sistema. 

Na etapa de homologação, a Elysia possui larga experiência – afinal, são mais de 400 projetos em funcionamento no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A empresa dispõe de uma equipa altamente qualificada, preparada e experiente neste processo tão importante na vida de um sistema fotovoltaico.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em academia - Elysia energia fotovoltaica São Leopoldo

,

Energia solar em academia: centro de atividades físicas de São Leopoldo recebe sistema fotovoltaico

Continue lendo
Energia limpa em residência de Porto Alegre - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Imóvel residencial de Porto Alegre torna-se autossuficiente com geração de energia limpa

Continue lendo
Energia solar residencial em Canoas - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Os 4 quatro passos da solução completa de energia solar: conheça o projeto de uma residência de Canoas

Continue lendo
Energia solar em mercado - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Conheça o mercado de Canoas que optou pela energia solar e projeta economia milionária

Continue lendo