Monticelli Móveis, que tem loja e fábrica na zona norte de Porto Alegre, tem 100% da sua operação abastecida pela energia solar fotovoltaica
Com uma solução completa da Elysia, a Monticelli Móveis, de Porto Alegre, está gerando a própria energia. A partir de uma fonte limpa de energia, a empresa está abastecendo 100% da sua sede a partir da produção do sistema fotovoltaico. Com isso, a Monticelli, que atua há 23 anos no mercado de móveis planejados, atinge a independência energética, dá um salto competitivo e levanta a bandeira da sustentabilidade.
Na sede da empresa, no bairro Sarandi, foram instalados 34 painéis solares. Os módulos estão conectados a dois inversores da WEG, empresa parceira da Elysia. Os equipamentos, em sinergia, fazem funcionar um sistema capaz de gerar 1.402 kWh/mês, na média anual. É o suficiente para a empresa atingir a autossuficiência energética – o que resulta em diversos benefícios econômicos e ambientais.
No campo financeiro, a estimativa dos técnicos da Elysia é que a Monticelli economize, em apenas um ano, cerca de R$ 10 mil na conta de luz. Isso representa – ao mês – uma redução na casa dos 83% no gasto com energia elétrica. Com isso, o retorno do investimento está previsto para aproximadamente 3 anos. Sem dúvida, o investimento em energia solar é, atualmente, um dos mais rentáveis do mercado.
Proteção contra aumentos e fortalecimento da imagem
Vale lembrar que, com a adesão a energia solar, a empresa fica protegida de eventuais aumentos na tarifa de energia elétrica. A imunidade da inflação energética dá maior previsibilidade ao caixa das companhias, além de acelerar o processo de retorno do investimento. Para se ter uma ideia, só neste ano, a tarifa de energia elétrica deve subir cerca de 16%.
Para além das vantagens financeiras, a energia solar também impacta na imagem da empresa. Ao levantar a bandeira da sustentabilidade, com uma ação de impacto ambiental significativo, a Monticelli dá um exemplo no mercado de fabricação de móveis e ganha um diferencial ao olhar cada vez mais exigente dos consumidores. Uma produção de móveis limpa, que se utiliza de fontes renováveis para fabricação, certamente eleva o patamar de competitividade da empresa.
Afinal, somente no intervalo de um ano, o sistema fotovoltaico vai resultar em uma redução em torno de 9.000 kg de CO2 emitidos na atmosfera. É o equivalente ao plantio de 229 mudas de árvore. A contribuição ambiental também é percebida na redução da sobrecarga de produção energética no país, ainda muito dependente das chuvas. Com uma geração de energia solar, significa que uma empresa a menos estará exigindo o consumo de energia das hidrelétricas e termelétricas.
Mais sobre a Monticelli
A Monticeli atua no mercado de móveis planejados em Porto Alegre desde 1997. Oferecendo excelência no atendimento e buscando a qualidade na produção, a empresa conta com uma equipe capacitada a realizar projetos unindo funcionalidade e estética, acompanhando a evolução no conceito de móveis e tecnologias para satisfação dos clientes.
A fabricante utiliza a ferramenta PROMOB, programa usado especificamente para quem trabalha com criação de móveis planejados. Essa ferramenta proporciona aos clientes observar a criação em 3D de como aquela sala, aquele quarto ou cozinha planejada irá ficar no ambiente escolhido.
Mais sobre a Elysia
Com cinco anos de atuação na região sul do Brasil, responsável por projetos e instalações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma referência em energia solar. Com sede no bairro São João, em Porto Alegre, a empresa possui mais de 500 projetos finalizados. Os sistemas da Elysia já levaram uma economia de mais de R$ 7 milhões na conta de luz dos consumidores. Já são mais de 25.000 horas de instalação. A empresa se diferencia pela entrega de uma solução completa de energia solar, que envolve projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema.