Cerca de 1,7 milhão de unidades consumidoras sofrerão reajuste – elevação da tarifa torna investimento em energia solar ainda mais atrativo
A conta de luz de quase 2 milhões de clientes da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) vai subir este mês. Na última sexta-feira (13), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, durante reunião pública, o reajuste tarifário no estado do Rio Grande do Sul. O reajuste entrará em vigor a partir do dia 22 de novembro.
Para consumidores residenciais da categoria B1 o aumento será de 6,64%. Para a classe de consumo de baixa tensão, a correção será de 6,79% e, para alta tensão (indústrias), a elevação chegará a 10,54%.
O reajuste foi impactado, em especial, pelos custos com distribuição, transmissão e aquisição de energia, com destaque para a compra de energia da Usina de Itaipu, precificada em dólar. Cabe destacar ainda que o empréstimo da “Conta-Covid” contribuiu para amenizar o impacto do reajuste em -5,41%.
É o momento certo de investir em energia solar
Uma forma de se proteger de eventuais aumentos na conta de luz é investindo em energia solar. Ao iniciar a geração da própria energia, o consumidor passa a depender de uma fonte de energia limpa, o que contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta. Inserido neste contexto de sustentabilidade, o consumidor passa ser energeticamente independente – e fica livre dos reajustes recorrentes da conta de luz no Brasil.
Inclusive, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Brasil possui a quarta tarifa energética mais cara do mundo. O país também é um dos campeões de incidência de carga tributária sobre a conta de luz. Não há dúvidas de que deixar de depender do fornecimento tradicional de energia é um investimento válido e de retorno rápido. Além do benefício econômico, o impacto ambiental é altamente positivo.
Com mais de 400 instalações finalizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma das principais empresas de energia solar do Brasil. Composta por uma equipe técnica altamente qualificada, a empresa tem como marca registrada o alto padrão na construção de projetos e eficiência na instalação dos sistemas fotovoltaicos. A equipe de técnicos da Elysia possui todos os certificados regulamentares exigidos pelas normativas federais. Isso torna a instalação segura e com garantia de qualidade. Já são mais de 25 mil horas de instalação e mais de R$ 7 milhões economizados em conta de luz.