Casa com energia solar
No bairro Parque da Matriz III, a Elysia finalizou o projeto e instalação de mais um sistema fotovoltaico residencial em Gravataí. No município da Grande Porto Alegre, a empresa é referência em energia solar e já concluiu dezenas de sistemas de energia solar fotovoltaica – residenciais e comerciais. A presença da Elysia, desta vez, transformou mais uma residência em geradora da própria energia.
Em um ano, os moradores devem alcançar uma economia de R$ 4,3 mil na conta de energia elétrica, conforme estimativa técnica. O cálculo projeta uma redução mensal de 71% no gasto mensal. A expectativa é de que o retorno do investimento seja atingido em cerca de 5 anos – o payback é calculado com base em diversos fatores que podem oscilar, como o valor da tarifa energética.
Como funciona a energia solar?
Com o sistema fotovoltaico, a residência atinge a independência energética e produz a totalidade de energia demandada pelos moradores. Foram instalados 10 painéis solares policristalinos, que estão conectados ao inversor solar grid tie. Ambos equipamentos são os principais componentes do sistema fotovoltaico, e que dão vida à operação sustentável de produção energética. O sistema, que já está em funcionamento, tem capacidade de geração mensal média de 405 kWh.
Detalhes:
Cidade: Gravataí
Bairro: Parque da Matriz III
Estado: RS
Tipo de Cliente: Residencial
Capacidade de Geração Mensal Média: 405 kWh/mês
Área de Ocupação: 20 m²
Potência Instalada: 3,45 kWp
Marca dos Módulos Fotovoltaicos: Trina
Quantidade de Módulos Fotovoltaicos: 10
Tecnologia dos Módulos Fotovoltaicos: Silício Policristalino
Marca do(s) Inversor(es): WEG
Quantidade de Inversores: 1
Tipo de Telhado: Cerâmico
Concessionária: RGE