Energia solar em POA - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Elysia participa de roda de conversa sobre projetos para uma Porto Alegre mais sustentável

Publicado em de de

Empresa participou do ONU-Habitat Urban Thinkers Campus (UTC), promovido pela Global Urban Development (GUD), que debateu energia solar em POA

No último sábado, a Elysia e agentes da sociedade civil se reuniram para uma mesa redonda sobre energia solar. O evento, batizado e ONU-Habitat Urban Thinkers Campus (UTC), promovido pela Global Urban Development (GUD) e a Escola de Engenharia da UFRGS, foi realizado no campus central da universidade federal, em Porto Alegre. Na roda de conversa intitulada “Energia solar para a Zispoa e Porto Alegre”, cada participante contou sobre os seus projetos que estão em andamento e dicutiram formas de transformar a capital gaúcha a cidade com mais energia solar da América.

“Além do nosso trabalho focado em projetos e instalação de energia solar em todo o Rio Grande do Sul, com bastante presença marcante na capital e Região Metropolitana, a Elysia atua como protagonista na difusão da energia solar por diversos locais. Temos um projeto social no Morro da Cruz, onde levamos a energia fotovoltaica para a comunidade local. Além de termos instalado, recentemente, o primeiro poste solar da UFRGS, no campus da Administração”, explica Augusto Rech, sócio-diretor da Elysia, que foi um dos convidados da mesa redonda.

Comprometida com a consolidação da energia solar em Porto Alegre, a Elysia, como agente privado da mudança de paradigma energético, irá realizar mais projetos e ações de divulgação da energia solar. Em um trabalho conjunto com os demais parceiros, será possível levar ainda mais informação à sociedade sobre os benefícios da energia fotovoltaica.

Representada pelo professor Paulo Schneider, a UFRGS também apresentou seus projetos de utilização de fonte solar nos prédios da universidade. Da parte do município, que esteve representado pelo vereador André Carus, foram cobradas ações legislativas para que ocorram mais inventivos para o uso da energia limpa, como redução de IPTU ou ITBI. Também participaram Michele Mathias e Camila Pereira (Poa Solar/Zispoa), Fabio Rahmeier (Oz Engenharia), Tiago Grazziani (Young Energy).

Leia artigo da Elysia sobre mudanças sustentáveis para Porto Alegre

 

Saiba mais sobre o evento e o Zispoa

O evento ocorreu entre os dias 10 de 12 de novembro, das 9h e 18h, com acesso gratuito. O objetivo foi potencializar debates e discussões em torno da chamada Nova Agenda Urbana. A Nova Agenda Urbana foi adotada em outubro de 2016, em Quito, no Equador. É o documento que vai orientar a urbanização sustentável pelos próximos 20 anos. A meta é tornar igual as oportunidades para todos e manter as cidades mais limpas.

A criação de Zonas de Inovação Sustentável (ZIS) é um dos mecanismos de disseminação e fomento da Nova Agenda Urbana. Estes são os movimentos que inspiraram os debates. Que envolveu especialistas, empreendedores e incentivadores de projetos focados em sustentabilidade.

Em Porto Alegre, já foi lançada a ZIS-POA. Agora está prestes a ser demarcada. O Projeto de Lei 293/2017 já tramita na Câmara Municipal e define o perímetro da zona. Os limites compreendem os bairros Bom Fim, Farroupilha, Floresta, Independência, Rio Branco e Santana. Parte do chamado Quarto Distrito, área que já foi território industrial, está na ZIS-POA.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

A produção de hidrogénio verde no Brasil

Continue lendo

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Nova Decisão da ANEEL sobre Geração Distribuída e a Inversão de Fluxo

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo