Viver sustentável - Elysia energia solar

6 maneiras de viver todos os dias de forma sustentável

Publicado em de de

Conheça diversas formas de adotar um estilo de viver sustentável, em sintonia com a preservação ambiental e ecológica

Vivemos em uma época em que as mudanças climáticas afetam, de alguma forma, a todos. Seja enfrentando o impacto de incêndios florestais, furacões ou um verão escaldante, é seguro afirmar que ninguém pode escapar das consequências deixadas pelo acúmulo de descuido com o meio ambiente – especialmente pelo uso ilimitado de combustíveis fósseis. Mas existem maneiras de reverter os danos causados e promover um planeta mais saudável. E isso começa com os hábitos diários dentro de casa.

1 – Reduzir o desperdício

Abastecer a sua casa com itens reutilizáveis pode reduzir o desperdício de forma significativa. Por exemplo, muitas famílias abandonaram as toalhas de papel e passaram a usar uma versão em tecido. Recipientes reaproveitados para armazenamento de alimentos, garrafas de água reutilizáveis e canudos também se enquadram na categoria. À medida que mais lares adotam um estilo de vida sustentável, continuaremos a ver como até mesmo pequenas mudanças como essas podem ter um impacto relevante.

2 – Se tiver espaço, aposte numa horta doméstica

Ter uma horta doméstica é benéfico por várias razões. Por um lado, pode fornecer produtos frescos para cozinhar e petiscar. Mas, além disso, também pode ajudar a promover um ar mais limpo e, ao mesmo tempo, apoiar pássaros e insetos. Plantar árvores também pode trazer benefícios semelhantes, proporcionando sombra durante o tempo mais quente. Maaaaas… Apenas certifique-se de que elas não bloqueiem os painéis solares do telhado.

3 – Limpeza doméstica verde

Os consumidores estão se tornando mais conscientes do impacto ambiental que muitos produtos de limpeza comuns têm. Os produtos de limpeza convencionais podem conter ingredientes não biodegradáveis e podem liberar toxinas nos sistemas de água. A boa notícia é que os produtos de limpeza ecológicos estão se tornando mais populares e com preços igualmente acessíveis. Algumas pessoas já substituem limpadores domésticos comuns por equivalentes mais naturais, como vinagre e bicarbonato de sódio. A melhor maneira de garantir um impacto mínimo é ler o rótulo por um momento ou seguir o caminho do “faça você mesmo”.

4. Vá elétrico

A “eletrificação” tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos. A demanda por veículos elétricos continua a aumentar e os fabricantes estão observando as metas de tornar esses modelos mais populares até 2025. Muitas novas lojas de varejo pegaram a tendência, fornecendo estações de carregamento para consumidores de carros elétricos. Mas os carros não são os únicos. Ferramentas de jardinagem, como cortadores de grama e roçadeiras alimentadas por bateria também estão se tornando soluções populares, ajudando essa tarefa ao ar livre a ter um nível de qualidade do ar muito mais limpo.

5 – Reduza o uso de energia

Embora você provavelmente já tenha ouvido isso antes, é importante estar ciente de quanta energia está sendo consumida a qualquer momento. Muitas pessoas deixam a maioria de seus eletrodomésticos plugados, mesmo quando não estão em uso. Criar o hábito de conectar as coisas apenas quando necessário pode ajudar a reduzir a pressão sobre a rede elétrica. 

Mas isso é apenas a ponta do iceberg para o que as pessoas podem fazer no que diz respeito à conservação de energia. Outras decisões conscientes, como ligar aparelhos grandes apenas quando necessário, também podem fazer a diferença. Por exemplo, só ligue a máquina de lavar louça ou a lavadora e secadora com carga total. Desligar as luzes e manter a casa dois graus mais quente no verão ou mais fria no inverno também pode contribuir para a conservação de energia.

6 – Adote a energia solar

Talvez nossa dica favorita (não há como escapar) seja optar por uma energia limpa. A energia solar é uma solução conhecida para ajudar a reduzir a pegada de carbono de uma casa. Esta fonte de energia renovável absorve a luz do sol para produzir eletricidade sem emitir gases de efeito estufa prejudiciais.

A Elysia é uma referência em solução completa de energia solar no sul do Brasil. Não apenas oferecemos soluções de energia limpa, mas promovemos uma cultura de sustentabilidade e promovemos o conhecimento sobre a energia solar por meio dos nossos conteúdos. Cuidar do nosso planeta é uma filosofia de vida aqui na Elysia – e estamos continuamente em busca de novas maneiras de viver de forma mais sustentável.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Casa eficiência energética - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

, ,

5 maneiras de deixar sua casa com mais eficiência energética

Continue lendo
Desperdício zero - Elysia sustentabilidade

,

Desperdício zero: como reduzir – ou eliminar – o lixo que você produz?

Continue lendo
Carros elétricos - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

O futuro do carro elétrico – e, afinal, como escolher o veículo ideal para mim?

Continue lendo
Eficiência energética - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

O que é eficiência energética? Como ela beneficia você e o planeta?

Continue lendo