Painéis solares - Elysia energia solar RS

Empresa quer transformar vidros em painéis solares

Publicado em de de

E se todas as janelas tivessem seus próprios painéis solares e pudessem gerar eletricidade? É o que uma startup de Redwood City, na Califórnia, está tentando fazer

A Ubiquitous Energy, dos EUA, está trabalhando no desenvolvimento de células solares transparentes para aplicar em suas janelas. Trata-se de uma espécie de “vidro solar”, que pode transformar a luz do sol em energia. A empresa, criada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2012, espera usar essa tecnologia para transformar praticamente qualquer superfície de vidro comum em uma célula solar.

Como funciona a energia solar?

“Ele pode ser aplicado nas janelas dos arranha-céus; pode ser aplicado no vidro de automóveis; no vidro do iPhone”, disse à CNN Business Miles Barr, fundador e diretor de tecnologia da Ubiquitous Energy.

Faça um orçamento gratuito

Enquanto várias empresas estão trabalhando em produtos similares, a tecnologia ainda está nos estágios iniciais. É um dos vários produtos emergentes que aproveitam a energia solar, incluindo outros como bombas de irrigação e um forno solar que pode ser usado para fazer cimento e aço. 

Como funciona a tecnologia de painéis solares em vidro?

O núcleo do produto é um corante orgânico que pode ser usado para revestir superfícies de vidro. O corante permite a passagem da luz solar visível, como as janelas normais, mas captura os raios infravermelhos invisíveis dessa luz solar. Corantes que absorvem luz são encontrados ao nosso redor. Eles estão em tintas, em pigmentos para roupas e até em dispositivos eletrônicos. O que está sendo desenvolvido, neste caso, é a projeção desses corantes para absorver seletivamente a luz infravermelha e também convertê-la em eletricidade.

A desvantagem do produto, de acordo com especialistas em energia solar, é a sua eficiência relativamente baixa”, De acordo com Anne Grete Hestnes, professora de arquitetura da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, especializada em energia solar. é tudo uma questão de preço. Se as células transparentes são mais baratas e se cobrem uma área relativamente grande, pode ser uma solução”, acrescentou.

O objetivo da empresa é que as janelas solares complementem os painéis tradicionais dos telhados, em vez de substituí-los. A combinação dos dois métodos, segundo a empresa, pode levar a zero o consumo de energia líquida de grandes edifícios – o que significa que eles produzem tanta eletricidade quanto consomem.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Poluição global

,

CO2 na atmosfera atinge níveis recordes

Continue lendo
Poluição global

,

As 10 principais maneiras de melhorar a interação humana com o meio ambiente

Continue lendo
Meio ambiente preservação - Elysia energia limpa Rio Grande do Sul

,

15 fatos alarmantes sobre o meio ambiente – e as suas respectivas formas de reduzir a pegada ambiental

Continue lendo
Ucrânia energia solar

, ,

Na Ucrânia, ataque de tropas russas destrói usina solar

Continue lendo