Projeto social
Até o dia 27 de novembro, a vaquinha virtual que visa arrecadar dinheiro para a compra dos módulos solares que irão abastecer o Ciupoa Solar, no Morro da Cruz, em Porto Alegre, está aberta. A campanha do projeto educacional, inédito na capital, pretende receber R$ 9 mil em doações. Após a compra dos painéis, a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico será realizada pela Elysia, sem custos.
Para colaborar, acesse a campanha por aqui.
O local promove, desde o início de outubro, a primeira etapa de oficinas gratuitas sobre energia solar para a comunidade do bairro. A Elysia, além da instalação do sistema no local, oferece uma oficina de capacitação para jovens do Morro da Cruz. Desse curso, duas pessoas serão selecionadas e irão receber treinamento para se tornarem instaladores de painéis de energia solar. Ambos também se tornarão os “embaixadores” da energia solar na comunidade – estarão capacitados para treinar outros moradores e irão disseminar o conceito e os benefícios desta fonte energética renovável.
Inédito em Porto Alegre, o projeto tem o objetivo de aproximar a comunidade dos benefícios sustentáveis do sol. Segundo o Ciupoa, que atua em outras três frentes sociais na Capital, a ideia é criar um ambiente de discussão e fomento do uso da energia solar fotovoltaica nas comunidades carentes. Entre na página do Ciupoa Solar.
Assista à reportagem produzida pela Pampa: