Estudo em andamento em universidade norte-americana aprofunda descobertas sobre os benefícios de usinas solares no solo de área rural
Sem dúvida, todo ecossistema começa pelo solo. Isso é irrefutável. Mas é preciso entender melhor o tamanho desse impacto – e, além disso, de que forma ele ocorre.
Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel
Por esse motivo, portanto, pesquisadores do Departamento de Geografia e Ciências da Terra da Universidade de Shippensburg, nos Estados Unidos, estão debruçados sobre pesquisas que buscam entender de forma mais aprofundada como a instalação de usinas fotovoltaicas em terras agrícolas afeta o solo. Além disso, como impactam na dinâmica do carbono e da biodiversidade.
Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar
O estudo, financiado pelo Renewable Energy Wildlife Institute (REWI) e liderado por cientistas experientes faz, basicamente, duas perguntas:
– Como a conversão para a energia solar impacta a dinâmica do carbono do solo, que é a base das teias alimentares?
– Como a conversão solar afeta a abundância de de substâncias do solo, que ligam as teias alimentares do solo à teia alimentar terrestre mais ampla?
Já há diversos indícios que apontam para o benefício do uso de placas solares instaladas dentro de áreas rurais. Para mergulhar ainda mais nesse universo, a equipe de pesquisa já mapeou o tipo de solo, a inclinação e a variação em todos os locais usando o banco de dados geográfico de pesquisa de solos.
O próximo passo para avaliar a saúde do solo é coletar dados em campo, medindo o carbono orgânico, a abundância de organismos que habitam o solo, a estabilidade do solo e a compactação do solo nas amostras coletadas.
Em breve, portanto, teremos novidades importantes sobre os benefícios da energia solar na área rural – possivelmente, ampliando as confirmações já existentes sobre o assunto.