O mais recente relatório da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) revela que, o mundo pode não atingir a meta prometida na COP 28 de triplicar renováveis.
Para alcançar a meta de triplicar a capacidade renovável até 2030, é necessário, portanto, aumentar a capacidade anual em pelo menos 16,4%.
A IRENA aponta que, se a taxa de crescimento de 14% do ano passado continuar, a meta de 11,2 TW em 2030 ficará 1,5 TW abaixo.
Além disso, se o mundo manter a taxa histórica de crescimento anual de 10%, alcançará apenas 7,5 TW até 2030 um terço abaixo da meta.
Embora as energias renováveis superem os combustíveis fósseis, não podemos, entretanto, relaxar.
“Precisamos acelerar o crescimento das renováveis em velocidade e escala”, alerta Francesco La Camera, diretor geral da IRENA.
Ademais, La Camera destaca que, se mantivermos a taxa de crescimento atual, falharemos em atingir a meta de triplicar as energias renováveis acordada na COP 28.
Isso comprometerá as metas do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Sultan Al Jaber, presidente da COP 28, defende que, para manter o crescimento das fontes renováveis, é crucial aumentar a colaboração entre governos, setor privado, organizações multilaterais e sociedade civil.
“Os governos devem, além disso, estabelecer metas claras para energia renovável, expandir as conexões de rede e implementar políticas que estimulem a mobilização das indústrias e incentivem investimentos do setor privado”, ressalta Al Jaber.
“Devemos transformar a ideia de que o investimento climático é um fardo em uma oportunidade única para o desenvolvimento socioeconômico compartilhado”, conclui.
Capacidade Renovável por País
Os últimos dados da IRENA para 2022 mostram, ainda, a disparidade regional na adoção de energias renováveis.
A Ásia continua liderando a geração global de energia renovável com 3.749 TWh, seguida pela América do Norte, que alcançou 1.493 TWh pela primeira vez.
O crescimento mais notável ocorreu na América do Sul. Onde a geração renovável aumentou quase 12% para 940 TWh, impulsionada pela recuperação da energia hidrelétrica e um maior papel da energia solar.
Enquanto isso, a África, apesar do enorme potencial e da necessidade urgente de crescimento rápido e sustentável, teve um aumento modesto de 3,5%, atingindo 205 TWh em 2022.
Faça parte do crescimento das energias renováveis!
Faça seu orçamento comercial aqui!
Leia também
Nova Decisão da ANEEL sobre Geração Distribuída e a Inversão de Fluxo
O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE