Três motivos que colocam a energia solar como protagonista na retomada econômica

Mundo pós-pandemia deve mirar o investimento em projetos sustentáveis para impulsionar a recuperação econômica – no Brasil, não deve ser diferente

Após o fim da pandemia, os esforços para impulsionar a economia podem começar com ênfase na sustentabilidade. Enquanto a população espera que os países façam a transição para a recuperação econômica, líderes ambientais veem a oportunidade para um futuro mais verde. A energia solar, por diversos motivos, é um dos pilares da recuperação econômica pós-pandemia. No Brasil, além de ser um setor consolidado e criador de empregos, a energia solar cumpre um papel ambiental relevante.

Confira três motivos que colocam a energia solar como um setor fundamental para a retomada da economia:  

Criação de empregos

Assim como os investimentos em tecnologia limpa estimulam a economia, o mesmo ocorre com suas contribuições para a força de trabalho. No Brasil, caso não ocorram mudanças no setor fotovoltaico, a previsão da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) é de que o setor empregue mais de 600 mil pessoas até 2035. Nos Estados Unidos, os empregos solares aumentaram rapidamente, levando a quase 250 empregos na última década, conforme relatado pela The Solar Foundation no The National Solar Jobs Census. Em um momento de recuperação econômica, a criação de postos de trabalho é fundamental para que a roda volte a girar. Como já desmontou, o setor fotovoltaico é um potencial gerador de empregos no Brasil.

Combate a mudanças climáticas

Enquanto o mundo experimenta a atual crise de saúde, ele luta contra outra crise global há algum tempo, a mudança climática. Os brasileiros têm a chance de revitalizar a economia investindo em iniciativas climáticas saudáveis, incluindo energia solar. Como uma solução de tecnologia limpa, a adoção de energia solar pode ajudar a reduzir a quantidade de poluição liberada na atmosfera. Cada sistema solar instalado pode nos levar um passo mais perto da prevenção de desastres naturais, como os incêndios na Austrália que ocorreram no final de 2019.

A energia solar é econômica

A energia solar tornou-se cada vez mais acessível ao longo dos anos para proprietários de residências e empresas que desejam economizar com uma fonte de energia alternativa. E, à medida que os avanços contínuos na tecnologia solar aumentam a eficiência, os proprietários podem gerar mais energia a um custo menor. O benefício econômico da energia solar abre a porta para novos investimentos de pessoas jurídicas e físicas – ação que impulsiona ainda mais a retomada econômica. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

,

Três motivos que colocam a energia solar como protagonista na retomada econômica

Continue lendo

, ,

Uso de energia solar no Brasil tem aumento de 14,4% no 1º trimestre

Continue lendo
WEG - Elysia energia solar Brasil

, ,

Empresa parceira da Elysia, WEG está produzindo respiradores artificiais para ajudar no combate ao coronavírus

Continue lendo
Mudança Aneel - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Em 8 tópicos, entenda por que a Aneel está errada em propor mudança no setor fotovoltaico

Continue lendo