Previsto para estrear em 2022, novo Toyota bZ4X é um SUV elétrico que traz placa de energia solar no teto e oferece alcance de até 500 km
Depois de surgir como um conceito no Salão de Xangai de janeiro, o novo SUV elétrico desenvolvido em parceria com a Subaru teve mais detalhes divulgados pela Toyota na última semana. Com direito a placas de energia solar no teto e visual ousado, o novo Toyota bZ4X será lançado oficialmente a partir de meados de 2022. E é, sobretudo, o primeiro carro da família bZ (Beyond Zero), que ganhará mais seis membros em breve.
No teto, o novo Toyota bZ4X traz um painel solar capaz de gerar eletricidade equivalente a cerca de 1.800 km de autonomia por ano. Isso possibilita a recarga do SUV em pontos em que não há estações de carregamento elétrico.
Conheça a solução completa de ponto de abastecimento de carro elétrico da Elysia
Conforme a montadora, o alcance elétrico do novo bZ4X é de 500 km na versão com tração apenas dianteira. E de 480 km na opção com tração nas quatro rodas. Com suporte a tecnologias de carregamento rápido, o SUV da Toyota recupera até 80% da carga total em apenas 30 minutos. E também pode ser como fonte de alimentação externa, fornecendo energia elétrica para casas e eletrodomésticos para atividades ao ar livre e até em casos de desastres e outras emergências.
Toyota pretende lançar 70 modelos eletrificados até 2025
Com planos de se tornar neutra em emissões de carbono até 2050, a Toyota pretende lançar mundialmente 70 modelos eletrificados até 2025. Sejam eles elétricos a bateria, por célula de hidrogênio ou híbridos. Desse total, o novo Toyota bZ4X é o primeiro carro da família bZ (Beyond Zero), que terá ao menos mais seis membros. Ele será lançado em 2022, e deve ser produzido na China e no Japão, chegando posteriormente aos mercados da Europa e EUA.
Já para o Brasil, o novo Toyota bZ4X ainda não tem previsão de chegada. Oficialmente, a Toyota não comenta sobre a vinda do SUV, mas como a montadora japonesa pretende eletrificar toda a linha de modelos no país nos próximos seis anos, é provável que o novo bZ4X dê as caras no mercado brasileiro, sendo oferecido acima do Toyota RAV4.–