Com juros no patamar mais baixo da história, investimento em energia solar se torna inadiável

Publicado em de de

Rentabilidade do investimento em um sistema de energia solar fotovoltaico pode ir de 10% a 50% ao ano, dependendo do tamanho do sistema e do valor da tarifa

Em agosto do último ano, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, cortou a taxa básica de juros para 2,00% ao ano, alcançando o menor patamar da história. Esse percentual reflete em boa parte dos investimentos considerados mais conservadores, que passaram a ter um rendimento, descontando a inflação, próximo a zero ou negativo. Isso acontece porque muitas aplicações financeiras de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto ou CDBs, têm sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros. 

Faça um orçamento gratuito

Mas cenário se mostra muito atraente para quem decide pelo investimento em um sistema de energia solar fotovoltaico, considerando também que as tarifas de energia recomeçaram a ser reajustadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após as suspensões nos meses de abril, maio, junho, como medida para o enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Como funciona a energia solar?

No cenário atual, a relevância do retorno obtido investindo em energia solar é bastante significativa frente às outras aplicações. A rentabilidade de um sistema fotovoltaico pode ir de 10% a 50% ao ano, dependendo do tamanho do sistema e do valor da tarifa. A taxa de retorno alcançada por esse investimento, ao longo da sua vida útil, pode chegar a 16,9% ao ano. Além dos indicadores financeiros, é importante ressaltar que, com um sistema fotovoltaico, o consumidor não precisa mais se preocupar com os aumentos nas tarifas de energia.

InvestimentoRentabilidade
Selic2% ao ano
Ibov0,62% ao ano
Ifix2,67% ao ano
Poupança1,40% ao ano
Energia solarDe 10% a 50% ao ano


ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O quanto os Gatos podem afetar o seu bolso?

Continue lendo

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo