Sol - Elysia energia solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Com o objetivo de “tocar” o sol, Nasa lança com sucesso sonda Parker

Publicado em de de

Uma sonda da Nasa partiu neste domingo em uma missão sem precedentes para se aproximar mais do Sol do que qualquer outro dispositivo já enviado ao espaço. Trata-se da Sonda Solar Parker, que voará diretamente através das bordas da corona solar, ou atmosfera externa.

Veja o vídeo do lançamento da sonda.

O objeto deve chegar a 6 milhões de quilômetros da superfície do astro nos próximos anos, permanecendo fria apesar do calor e da radiação extremos, permitindo que os cientistas explorem o Sol de uma forma nunca antes possível. Protegida por um novo e revolucionário escudo térmico de carbono, a sonda passará por Vênus em outubro.

Conhece a energia solar? Saiba como funciona.

O primeiro contato com o Sol será em novembro. No total, a sonda Parker fará 24 aproximações ao Sol no empreendimento de sete anos, que custou US$ 1,5 bilhão.

Objetivo é desvendar mistérios do sol

Da Terra, são 150 milhões de quilômetros até o Sol. Já em seu primeiro contato com o astro, a sonda ficará a 25 milhões de quilômetros do Sol. Irá bater o recorde atual de 43 milhões de quilômetros, estabelecido pela Helios 2 da Nasa, em 1976. O chefe da missão científica da Nasa, Thomas Zurbuchen, espera que os dados, mesmo neste estágio inicial, rendam importantes trabalhos científicos.

Com esta missão, cientistas esperam desvendar muitos mistérios do sol. O astro de cerca de 4,5 bilhões de anos ainda levanta interrogações, como por que a corona é centenas de vezes mais quente do que a superfície do Sol e por que a atmosfera do Sol está se expandindo continuamente e acelerando, como Eugene Parker previu em 1958.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente Lula

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo
crescimento da energia solar

, ,

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Continue lendo