Solução de atendimento a clientes com sistemas de energia solar em condição de alagamento

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No caso em que o sistema de energia solar esteja submerso, ou seja, inversores e/ou placas e cabos de corrente contínua estejam debaixo d’água é extremamente arriscado qualquer aproximação destas edificações sob o risco de segurança à vida. Portanto, para sua segurança, mantenha distância de edificações alagadas com módulos fotovoltaicos.


Caso não haja energia na rede da concessionária, ou se os disjuntores da geração e da entrada de energia estão desligados, os inversores ongrid, conectados à rede, se desconectam automaticamente da rede, não injetando energia na rede. Sendo assim, do lado de corrente alternada, não há maiores riscos associados a essa condição do lado da corrente alternada.


Do lado de corrente contínua, a maioria dos inversores, os de string, permanecem com as séries de módulos energizadas e é aí que o risco de choque elétrico está presente. Durante os horários com sol, os arranjos fotovoltaicos continuam energizados no lado de corrente contínua. À noite, não há este risco, uma vez que não a radiação e as placas estão desenergizadas. Uma alternativa, para alguma intervenção emergencial, seria cobrir os módulos com uma espécie de lona, durante a noite, e durante o dia realizar os procedimentos necessários.

A mesma situação se aplica aos microinversores. Existem modelos de inversores, é o exemplo dos inversores da SolarEdge, que possuem os otimizadores com sistema de segurança que acaba por desligar as séries levando para uma tensão máxima de 30V em corrente contínua, não oferecendo riscos de choque elétrico no caso de alagamentos. Mas, por precaução, realize os mesmos procedimentos citados acima.


Aguarde as águas baixarem por completo e contate uma empresa com profissionais capacitados para realizar esse tipo de manutenção.

Após um evento de alagamento, onde as águas já baixaram, no qual o inversor ou ponto de conexão ficou submerso em água, não religar o sistema. Mesmo que a concessionária tenha religado a energia, não é seguro religar o sistema, ou seja, o disjuntor da geração deve permanecer desligado, assim como as chaves de corrente contínua. E recomendamos que o inversor deva ser submetido a uma revisão/manutenção atestando seu perfeito funcionamento por uma empresa especializada.


Inclusive, antes mesmo de pensar em ligar o seu sistema, cabe uma revisão da entrada de energia e dos quadros elétricos da edificação para que seja assegurado que nenhum tipo de curto-circuito ou baixa resistência de isolação dos cabos e componentes possam oferecer riscos no momento da energização da entrada de energia pela concessionária. Por isso, é importantíssimo contratar um profissional capacitado para realizar essas verificações, no caso seu eletricista de confiança, que já conhece as instalações pode ser uma alternativa rápida e confiável.


Uma vez a entrada de energia e os quadros elétricos estejam revisados e laudados de perfeito funcionamento, chegou a hora de solicitar uma vistoria técnica para avaliação do seu sistema de energia solar.


A garantia de fábrica dos inversores não cobre esse tipo de situação, em virtude ser um evento externo a responsabilidade do fabricante. Logo será necessário realizar a revisão/manutenção abrindo mão dessa garantia. Ou então adquirir um novo equipamento.


Agora se o cliente possui algum seguro, o laudo emitido, após a revisão pela empresa especializada, serve de prova para apresentar para seguradora realizar o reembolso dos valores para a substituição de equipamento por um novo.


Pensando nisso, a Elysia Energia Solar, se coloca a total disposição de seus atuais clientes e qualquer proprietário de sistemas de energia solar para realizar este tipo de serviço.

Como irá funcionar esse processo?


1 – Visita Técnica: levantamento das condições encontradas do sistema com registros fotográficos e depoimento do proprietário sobre o que ocorreu.
2 – Remoção do(s) Inversor(es)
3 – Envio do(s) equipamentos para revisão e manutenção com emissão de laudo técnico atestando o perfeito funcionamento. O orçamento é gratuito será levantado se precisa de conserto e será apresentado valor para aprovação do cliente. Uma vez realizada a revisão e manutenção do inversor, será emitido um laudo técnico assinado por engenheiros atestando o correto funcionamento. Com garantia de 90 dias sobre o serviço realizado.
4 – Reinstalação do(s) equipamento(s)
5 – Revisão completa da instalação fotovoltaica e ponto de conexão.
6 – Comissionamento com emissão de relatório atestando perfeito funcionamento;
7 – Início da operação do sistema novamente;
8 – Sistema de monitoramento premium, por um período de 3 meses, de forma gratuita, para que o cliente consiga acompanhar o desempenho do seu sistema, assessorado pela equipe de Suporte Técnico da Elysia. Deve haver internet reestabelecida para o monitoramento remoto. Do contrário esse item fica pendente até que tenha a internet reestabelecida.



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