Elysia energia solar e eólica

Solar e eólica já representam quase 10% da energia produzida no mundo

Publicado em de de

Estudo do grupo ambiental Ember sinaliza que energia solar e eólica cresceram 14% no primeiro semestre deste ano

As energias solar e eólica dobraram sua participação nos últimos cinco anos. Atualmente, ambas já representam quase 10% da energia produzida no mundo, de acordo com uma análise do grupo ambientalista britânico Ember.

Faça um orçamento gratuito

O Ember analisou 48 países que, juntos, representam 83% da eletricidade global. Os dados mostraram que as energias eólica e solar aumentaram 14% no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, a demanda global por energia caiu 3% por causa do impacto do coronavírus.

Como funciona a energia solar?

Ao passo que as turbinas eólicas e os painéis solares se proliferaram, a participação do carvão na matriz energética caiu em todo o mundo. Em alguns lugares, principalmente nos países da Europa Ocidental, o carvão foi praticamente eliminado da geração de eletricidade.

A China dependia do combustível fóssil mais sujo para 68% de sua energia há cinco anos. Essa participação caiu para 62% neste ano – e as energias renováveis representaram 10% de toda a eletricidade gerada.

Participação das renováveis tem de aumentar para bater meta climática

Ainda assim, o crescimento das energias renováveis pode não estar indo rápido o suficiente para o mundo atingir suas metas climáticas. O uso de carvão deve cair cerca de 79% até 2030 em relação aos níveis do ano passado – uma retração de 13% por ano durante a próxima década, segundo a Ember.

As novas instalações de parques eólicos devem se manter estáveis nos próximos cinco anos, de acordo com dados da Bloomberg NEF. Isso torna ainda mais difícil realizar um ritmo sustentado de duplicação da energia renovável a cada cinco anos.

De acordo com Dave Jones, analista da Ember. se as expectativas são de que o mundo atinja a meta de aumentar apenas em 1,5 grau o aquecimento, o crescimento não está indo rápido o suficiente.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Cobrança ICMS - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Decisão judicial impede cobrança de ICMS sobre excedente de energia solar

Continue lendo

,

Energia fotovoltaica em Porto Alegre: capital supera marca de 10 megawatts de potência instalada

Continue lendo
Elysia energia solar e eólica

,

Solar e eólica já representam quase 10% da energia produzida no mundo

Continue lendo
Novos modelos de painéis soares

, ,

Pesquisa da USP afirma que energia solar será fundamental na retomada econômica pós-pandemia

Continue lendo