Energia solar espaço - Elysia energia fotovoltaica Brasil

Pentágono testa satélite que envia energia solar para Terra

Publicado em de de

Maior desafio do experimento ainda é transmitir a energia do protótipo de volta para o planeta

Um grupo de cientistas do Pentágono, central do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, enviou um protótipo de painel solar para o espaço capaz de transmitir energia elétrica para qualquer ponto da Terra. O painel chamado Módulo de Antena Fotovoltaica de Radiofrequência (PRAM) foi lançado pela primeira vez em maio de 2020, montado em um drone X-37B ultrassecreto.

Como no espaço a luz solar não recebe o “filtro” da atmosfera terrestre, a expectativa era que o protótipo recebesse uma quantidade extrema de energia. Porém, por ter o tamanho de um caixa de pizza, a carga gerada foi de apenas 10 watts, energia suficiente para alimentar um tablet.

O maior desafio do experimento ainda está por vir: transmitir a energia do protótipo de volta para a Terra. Segundo Paul Jaffe, investigador principal do PRAM no Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, se a iniciativa se estender para o desenvolvimento de painéis com quilômetros de largura, seria possível enviar micro-ondas que seriam convertidas em eletricidade sem combustível para qualquer parte do planeta, a qualquer momento. O projeto evitaria os chamados blackouts.

As tecnologias de transmissão necessárias para o sucesso do projeto ainda estão em fase inicial, mas a pesquisa está extremamente promissora. Espera-se que o grupo consiga transmitir a energia do painel para a Terra nos próximos anos.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo