Aumento na conta de luz dos gaúchos - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

RGE aplica reajuste médio entre 9% e 10% para clientes de 381 cidades gaúchas

Publicado em de de

Após aprovação da Aneel, aumentos na tarifa de energia elétrica de clientes da RGE passaram a valer desde o dia 19 de junho 

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual (RTA). O novo valor, portanto, passa a ser aplicado aos clientes da RGE no Rio Grande do Sul a partir do dia 19 de junho. 

A empresa, que atende 381 municípios do Rio Grande do Sul, terá um aumento médio de 9,93% para os clientes do grupo B, conectados na baixa tensão (residências, propriedades rurais, indústrias e comércios de pequeno porte). Os consumidores ligados à alta tensão (indústrias e comércios de grande porte), por conseguinte, terão aumento médio de 10%.

Já imaginou ficar livre de aumentos? A energia solar proporciona essa vantagem 

A variação da tarifa, de acordo com a RGE, levou em consideração uma série de fatores. Entre eles, as diversas elevações de custos não previstas na tarifa homologada em 2020. Em especial, custos com energia de Itaipu, paga em dólar. Os custos do risco hidrológico pesaram de forma preponderante, principalmente entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. 

Entraram no cálculo os custos com transmissores, que, aliás, tiveram as tarifas reajustadas em torno de 40% em 2020, além dos impactos decorrentes da alta do IGP-M. A RGE também cita os custos com encargos setoriais, previstos na legislação, que tiveram aumento a partir de janeiro de 2021.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

demanda de carga

Demanda de carga: ONS aponta crescimento em todos os subsistemas

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo