Renda Solar Elysia: os 7 passos para obter uma nova fonte de renda

Publicado em de de

Esse é um modelo de investimento comum no mundo e que chegou no Brasil há quase 6 anos – é uma forma de obter renda mensal com aluguel de energia solar

A renda mensal com energia solar é, sem dúvida, o investimento com um enorme potencial de crescimento nos próximos anos no Brasil. Com um retorno financeiro atrativo – mais rentável que muita renda fixa disponível no mercado – trata-se de uma oportunidade de obter uma renda utilizando espaços improdutivos de uma propriedade – seja ela rural ou urbana.

Faça agora um orçamento para o Renda Solar Elysia

Com os aumentos constantes da tarifa de energia, esse novo modelo de negócio possui retorno esperado de até 2% ao mês, para os investidores que entrarem no negócio ainda em 2022. De forma comparada, a energia solar proporciona mais que o dobro do retorno esperado, comparado com a locação imobiliária tradicional.

No modelo de negócio da Elysia, você recebe uma solução completa, que envolve projeto, instalação, homologação e monitoramento da usina solar.

Neste post, vamos esclarecer quais são os 7 passos para você começar a obter uma renda mensal com o aluguel de energia solar.

1 – Consulta com especialista

O primeiro passo é escolher uma empresa que tenha respaldo e possa dar o suporte para instalar e gerenciar junto com você a performance da sua usina.  Agende uma visita com nossos especialistas. Assim, você vai conhecer mais sobre como funciona o negócio, a expectativa de retorno, os preços da tarifa e condições do contrato. Na visita, são observados fatores como a área disponível: você vai precisar ter uma área de 1.500 m² livre de sombreamento para gerar energia solar na sua propriedade ou telhado.    

2 – Viabilidade de investimento

O segundo passo é analisar a viabilidade financeira da fazenda solar. Para o modelo de locação de usina solar, são necessários investir cerca de R$ 500 mil para microgeração, ou são exigidos R$ 5 milhões/MWp para projetos de 1 MW de usina solar. Isso não significa dizer que o cliente precisa ter todo o valor disponível. Existem linhas de crédito especiais para a compra dos equipamentos, com juros a partir de 6,5% ao ano, muito mais baixos do que o crédito em geral.  

3 – Projeto e instalação

Uma vez de acordo com a proposta comercial as condições do projeto de viabilidade, chega o momento predominantemente técnico. Entra em campo a equipe de engenheiros e instaladores da Elysia, que irão elaborar o projeto da fazenda solar e executar a sua instalação.

4 – Homologação

Ao longo do projeto e da instalação, já estará em andamento o processo de homologação do sistema junto à concessionária de energia local (no Rio Grande do Sul, são a RGE e CEEE Equatorial).

5 – Injeção de energia na rede

Após a homologação do sistema e contrato firmado, o sistema inicia a injeção de energia na rede. Nesta etapa, os painéis fotovoltaicos começam a gerar os créditos de energia que serão comercializados.

6 – Recebimento da renda

Após o início da produção de energia solar, a fazenda solar começa a dar retorno financeiro pela locação da energia gerada. Os pagamentos são realizados mensalmente.

7 – Monitoramento e manutenção

Mesmo depois de tudo pronto, a parceria com a Elysia permanece sólida. A equipe da empresa fica responsável pelo monitoramento e pela manutenção (como a limpeza dos painéis solares) da fazenda solar.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo
crescimento da energia solar

, ,

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Continue lendo
Energia solar Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar no Rio Grande do Sul: três indústrias impulsionam economia e sustentabilidade 

Continue lendo
mercado livre de energia

Em dois meses, mais de 4,4 mil consumidores decidiram pelo Mercado Livre de Energia 

Continue lendo