Laudo crédito ICMS energia elétrica - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Conheça 8 formas simples de reduzir os custos de energia no seu negócio

Publicado em de de

Do investimento em energia solar à troca de lâmpadas – veja 8 ações simples de reduzir os custos de energia na sua empresa

Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode reduzir sua conta de energia elétrica de forma significativa todos os meses. Para isso, é preciso mudar alguns paradigmas – e olhar para o gasto de energia como uma despesa que pode ser diminuída. Basta seguir algumas etapas – relativamente simples – para aumentar a eficiência energética de seus locais físicos. Separamos oito dicas específicas e alterações simples que você pode fazer – que podem resultar em economia de energia no curto, médio e longo prazo.

Como funciona a energia solar? 

Faça um orçamento gratuito

1 – Use energia solar

O uso de fontes de energia renovável, como energia solar, pode reduzir seu gasto com energia elétrica em quase 100%. O uso de energia solar protege a empresa da inflação energética – o que significa não ser mais afetado pelos aumentos na conta de luz. A empresa eleva sua reputação no mercado, ganha competitividade e dá exemplo de sustentabilidade em um mercado cada vez mais dominado pelo consumo consciente. O patrimônio do negócio também passa a ser ainda mais valorizado. 

Na esfera ambiental, a geração de energia solar significa produzir uma energia livre de emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa. Com base em vários fatores, pode nunca haver um momento melhor para investir em energia solar do que agora.

2 –  Faça uma auditoria energética

Algumas companhias oferecem o serviço de auditorias para grandes empresas, especialmente do ramo industrial. A auditoria pode ajudá-lo a descobrir para onde seu dinheiro está indo todos os meses, além de aumentar a eficiência energética e diminuir as contas de energia elétrica.

3 – Desligue as luzes e os equipamentos

Parece óbvio. Mas você ficará surpreso com a quantidade de energia consumida por todos esses computadores, monitores, impressoras e outros dispositivos enquanto estão sem sem uso, mas ainda ligados. Ao garantir que eles estejam no “modo de suspensão” ou desligados completamente durante a noite, você não paga pela eletricidade que não está usando. Inclua na rotina, um passeio rápido pelo escritório para desligar os aparelhos, ao final do expediente. O mesmo vale para dispositivos para salas de descanso, como microondas, cafeteiras, rádios e TVs. Uma dica é conectar todos esses sugadores de energia em um único filtro de linha, para que você possa desligá-los ao mesmo tempo ao sair pela porta.

4 – Aproveite a luz solar natural sempre que puder

Deixe o sol entrar. Abra as persianas de seus espaços de trabalho para aproveitar ao máximo a luz do dia – e aproveite as clarabóias ou outras fontes de luz natural para reduzir suas necessidades de iluminação durante o dia. Também vale a pena verificar se há áreas excessivamente iluminadas em seu escritório e remover qualquer iluminação que possa não ser necessária.

5 – Instale lâmpadas fluorescentes ou LED

Substituir uma única lâmpada de 60 watts por uma de 18 watts, que fica ligada por 10 horas por dia, pode economizar cerca de R$ 5 ou mais a cada mês. Multiplique isso por um ano inteiro – e pelas centenas de lâmpadas em sua empresa. Estamos falando de uma economia impactante.. As lâmpadas economizadoras de energia não são apenas uma resposta inteligente sobre como reduzir as contas de energia elétrica no curto prazo. Sua vida útil prolongada também ajudará você a economizar no longo prazo.

6 – Use detectores de movimento

Acredite ou não, a iluminação é responsável por quase 20% da eletricidade usada em prédios comerciais dos EUA. Considere instalar detectores de movimento em corredores, espaços de reunião e outros locais onde nem sempre é necessário a luz estar sempre ligada. Junto disso, podem ser instalados controladores de escurecimento automáticos, que medem e se ajustam aos níveis de luz que você realmente precisa.

7 – Compre equipamentos de escritório com eficiência energética

Quando você precisar de novos equipamentos de escritório, procure aparelhos com selo de economia de energia. Computadores, monitores, impressoras, aparelhos de fax, scanners e copiadoras podem funcionar com muito mais eficiência e desligar automaticamente durante inatividade prolongada. Isso pode ajudar você a economizar 50% ou mais no uso de energia nesses dispositivos. Se o seu ar-condicionado antigo não estiver funcionando com a máxima eficiência, ele poderá consumir energia desnecessária, o que também lhe custa dinheiro. Substitua-os pelos modelos mais modernos.

8 – Adote a tarifa branca

Tarifa branca é uma nova opção de cobrança do consumo de energia para clientes residenciais, comerciais e industriais no qual o preço do kWh tem uma variação conforme o horário e o dia da semana. O objetivo é deslocar o consumo de energia do horário de ponta para fora, reduzindo a necessidade de usar as usinas termelétricas para geração de energia, que são mais caras e poluentes, além de melhorar a utilização da rede elétrica ao longo do dia. A adesão ao modelo é opcional.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, , ,

Desindustrialização brasileira atribuída ao aumento do custo de energia, afirma diretor da Aneel 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo
Empresa de Porto Alegre com energia fotovoltaica - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Trajetória de preços da energia solar mostra que 2023 é o ano ideal para investir

Continue lendo