Elysia energia solar e eólica

Fontes de recursos naturais: o que você precisa saber para viver um estilo de vida eco-consciente

Publicado em de de

No ritmo de produção atual, podemos esperar que o carvão se esgote em 2090, o gás em 2060 e o petróleo/óleo em 2052 – uso de recursos naturais é a saída

Como todos os seres vivos, os humanos dependem de certos recursos para sobreviver. Desde o ar que respiramos até os alimentos que comemos e a água que bebemos. À medida que a sociedade se desenvolve, passamos a depender de uma gama muito mais ampla de recursos naturais.

Como funciona a energia solar?

Ocorre que muitos desses recursos não são renováveis – e nossas taxas de consumo aumentaram dramaticamente nas últimas décadas. Isso não significa apenas que corremos o risco de ficar sem certos recursos em um futuro não muito distante. Também quer dizer que nossos padrões de consumo têm um impacto devastador sobre o meio ambiente.

Faça um orçamento gratuito

Portanto, é importante sermos responsáveis na forma como utilizamos os recursos naturais em nosso dia a dia. Para fazer isso, você precisa entender os diferentes tipos de recursos naturais fornecidos pelo planeta.

Recursos naturais renováveis 

Se você está em uma missão de viver um estilo de vida mais ecologicamente consciente, sem dúvida já ouviu os termos “renovável” ou “limpo” antes. Na verdade, essa é uma das palavras-chave da moda hoje em dia, seja em relação às energias renováveis ou qualquer outra coisa. Como consumidores, podemos escolher comprar produtos feitos de materiais renováveis e naturais – como mudar para variedades sustentáveis dos produtos que usamos todos os dias.

É surpreendente como alguns de nossos utensílios domésticos diários podem ser amigáveis com o meio ambiente. Por exemplo, o fio dental comum é feito de plástico e vem em um recipiente de plástico. Os plásticos são derivados do petróleo, um recurso não renovável.

No entanto, podemos optar por fazer compras mais ecológicas, uma vez que agora existem produtos de fio dental feitos de materiais renováveis, como bambu ou seda. Também podemos escolher abastecer nossas casas com energia renovável usando painéis solares em vez de eletricidade a partir da rede elétrica à base de carvão.

Recursos naturais não renováveis

Os recursos não renováveis mais comumente discutidos são os combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural. Essas fontes vêm de restos fossilizados de plantas e animais que morreram há milhões de anos e, com o tempo, seus restos mortais se convertem em carvão, petróleo bruto ou gás natural.  Outros exemplos de recursos não renováveis incluem minérios, bem como plantas ou animais que não podem ser prontamente substituídos. Os recursos minerais da terra estão atualmente sob ameaça, com muitos depósitos de minério conhecidos já esgotados.

Além disso, muitas plantas e animais estão em perigo de extinção ou já obsoletos. Tragicamente, quase 500 espécies foram extintas apenas no último século, e até um milhão de espécies estão atualmente sob ameaça de extinção, de acordo com um relatório de 2019 das Nações Unidas.

Por muito tempo, parecia que recursos como combustíveis fósseis e minérios eram infinitos. Na verdade, como quando havia apenas alguns milhões de pessoas no planeta, era improvável que esgotássemos as vastas reservas de muitos recursos fornecidos pela Terra. No entanto, com a população humana atingindo mais de sete bilhões, percebemos que muitas das coisas de que dependemos são limitadas. Além do mais, se continuarmos a usá-los em nosso ritmo atual, não demorará muito para que acabemos.

No ritmo atual, fonte fóssil pode se esgotar em 30 anos

Na verdade, de acordo com o MAHB, um instituto baseado na Universidade de Stanford, alguns combustíveis fósseis podem acabar em 2052. Eles relatam que, se continuarmos usando esses recursos não renováveis em nossa taxa atual, podemos esperar que o carvão se esgote em 2090, gás em 2060 e petróleo/óleo em 2052 – daqui a apenas 30 anos. Isso se aplica não apenas ao gás que colocamos em nossos carros, mas também a muitos outros produtos que são feitos direta ou indiretamente de combustíveis fósseis, incluindo plásticos e polímeros.

Como você sabe se um recurso é renovável?

Para que um recurso seja realmente considerado renovável, deve ser algo que possa ser facilmente substituído ou recuperado. Algo que tecnicamente pode ser reabastecido, mas levará muitos anos para fazê-lo, é considerado um recurso não renovável. Exemplos desses tipos de recursos não renováveis incluem florestas antigas e animais em risco de extinção.

O papel higiênico é um caso interessante quando se trata de recursos tecnicamente reabastecíveis, mas não renováveis. A maior parte do papel higiênico comercial é feito de polpa de madeira proveniente de florestas antigas. Algumas pessoas podem pensar que este é um recurso natural renovável, mas considerando que levará centenas, senão milhares de anos para regenerar a floresta, ele pode realmente ser considerado como tal?

Compare isso com um material como o bambu, que é uma cultura de crescimento rápido. O bambu pode ser reabastecido de forma rápida e fácil, não só por causa de seu rápido crescimento, mas também porque se regenera a partir de suas próprias raízes. Isso significa que o bambu não precisa ser replantado com frequência e não precisa de fertilizantes e pouca água para crescer, o que o torna um recurso natural não apenas renovável, mas muito sustentável.

Solução ideal é avançar no uso de renováveis

Para economizar recursos suficientes para as gerações futuras, é fundamental que a sociedade reduza a dependência de recursos não renováveis e avance rapidamente em direção aos renováveis.

Como consumidores, isso significa considerar os produtos que compramos e se eles são feitos com recursos renováveis ou não renováveis. Isso serve para os produtos que usamos todos os dias, como desodorante, pasta de dente, fraldas para bebês e papel higiênico.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Plano Safra é lançado com taxas reduzidas para projetos de energia solar.

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo