Conta de luz - Elysia energia solar RS

Conta de luz: reajuste pode chegar a 20% neste ano

Publicado em de de

Projeção de aumento na conta de luz ocorre em razão do resgate financeiro às concessionárias – energia solar é alternativa para proteção contra os reajustes

O pacote de socorro do governo federal ao setor elétrico por causa da pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, pode resultar em um aumento de 20% no valor da conta de residências e empresas ao longo dos próximos anos. É o que aponta a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace) e outras 50 entidades empresariais. 

Como funciona a energia solar? 

De acordo com a entidade, o aumento estimado de 20% sobre o valor da tarifa irá impactar a inflação e o crescimento econômico. Para a Abrace, qualquer alívio em relação à conta de luz de consumidores de baixa renda deve ser pago integralmente pelo Tesouro Nacional. As tarifas já estavam sendo pressionadas pelo dólar, utilizado como referência de preço da energia, por custos maiores de transmissão e pela conta da energia de reserva, quando o consumidor paga para manter a estabilidade do sistema.

Faça um orçamento gratuito

O setor elétrico também espera uma forte inadimplência. A própria Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já proibiu o corte no fornecimento de energia de quem está devendo. Fora isso, há ainda uma forte queda na demanda com indústrias e comércio parados.

Investimento em energia solar protege consumidor dos aumentos na conta de luz

Uma forma de se proteger de eventuais aumentos na conta de luz é investindo em energia solar. Ao iniciar a geração da própria energia, o consumidor passa a gerar sua energia de uma fonte de limpa e renovável, o que contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta. Inserido neste contexto de sustentabilidade, o consumidor passa ser energeticamente independente – e fica livre dos reajustes recorrentes da conta de luz no Brasil.

A energia fotovoltaica, que utiliza a luminosidade natural do sol, é a tecnologia que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Após liberação da Aneel, em 2012, qualquer residência ou empresa pode gerar sua própria energia com um sistema instalado no seu imóvel. Com a instalação do sistema fotovoltaico, pode ter uma redução de cerca de 95% na conta de energia elétrica. Isto é: o consumidor atinge a independência energética e, entre outras vantagens, vira uma referência sustentável e ainda tem o seu imóvel valorizado.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente Lula

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo
ons inovaberta

ONS lança InovAberta para impulsionar inovação no setor elétrico brasileiro

Continue lendo