Ranking: as 10 cidades gaúchas com maior potência de energia solar

Publicado em de de

Rio Grande do Sul tem sido um destaque nacional desde a regulamentação da geração distribuída no país, que ocorreu em 2012 – hoje, são mais de 600 megawatts instalados

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Rio Grande do Sul, atualmente, está atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, no ranking nacional de Estados com maior potência de energia solar distribuída instalada. Mas você sabe quais são as 10 cidades gaúchas mais bem posicionadas nessa lista? Com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a colunista Giane Guerra, do portal GZH, publicou esse ranking da geração distribuída.

O Rio Grande do Sul tem sido um destaque nacional desde a regulamentação da geração distribuída no país, que ocorreu em 2012. Hoje, o Estado conta com mais de 600 megawatts instalados. De toda essa potência, 70% vem de usinas residenciais em quantidade. Considerando potência, temos 37% em conexões comerciais e 36% em residências. 

Ao mesmo tempo, de acordo com a colunista, é um número muito pequeno. Apenas 1,4% das unidades consumidoras do Rio Grande do Sul recebem créditos de energia solar. Portanto, temos pela frente um caminho de crescimento. Em 2020, o RS incrementou em 113% a capacidade instalada. Em 2021, a projeção é de mais um crescimento acima de 100%.

Ranking – 10 cidades gaúchas com maior potência de energia solar:

Caxias do Sul – 21,3 MW
Santa Cruz do Sul – 16,8 MW
Porto Alegre – 16 MW
Novo Hamburgo – 14,5 MW
Santa Maria – 13,9 MW
Passo Fundo – 11,4 MW
São Leopoldo – 9,2 MW
Santa Rosa – 8,8 MW
Venâncio Aires – 8,5 MW
10° Pelotas – 8,3 MW



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Solução de atendimento a clientes com sistemas de energia solar em condição de alagamento

Continue lendo
energia solar

,

Energia solar: avanços e impacto na matriz elétrica brasileira

Continue lendo
brasil

Brasil na vanguarda da transição energética global com energia solar 

Continue lendo
espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo