Quer tornar suas compras on-line mais ecológicas? Saiba como reutilizar alguns tipos de embalagem

Publicado em de de

Só em 2019, a Amazon entregou 7 bilhões de embalagens no mundo – estima-se, no entanto, que cerca de 6% de resíduos acabaram nos oceanos

Vamos começar com um exemplo.

Só em 2019, a Amazon entregou 7 bilhões de embalagens no mundo, gerando mais de 230.000.000 kg de embalagens plásticas. Destas, estima-se que cerca de 6% de resíduos acabaram nos oceanos. Por conta do boom do comércio eletrônico, acelerado durante a pandemia, as vendas da Amazon aumentaram 38% em 2020 e mais 44% em 2021. Ou seja: esse número de embalagens desperdiçadas deve ser ainda maior.

Para contribuir com a preservação ambiental – e continuar consumindo sem prejudicar o planeta –  como você pode colaborar? Uma das formas é reciclando embalagens antigas – da Amazon ou de qualquer outra empresa – para garantir que elas não acabem danificando o meio ambiente.

Como reciclar caixas de papelão?

Este é um dos tipos mais fáceis de embalagens para reciclar. A maioria dos programas e centros de reciclagem locais aceita papelão, desde que não esteja molhado ou contaminado. Você também pode reutilizá-los, não apenas para armazenamento, mas também para muitos outros propósitos.

Como reciclar sacos de papel e papel de embalagem? 

Você pode reciclar papel por meio do programa de reciclagem da sua cidade ou, melhor ainda, triturá-lo e adicioná-lo à sua lixeira. Se você gosta de fazer churrasco ou tem um fogão a lenha, também pode usar o papel para acender seus gravetos.

Como reciclar plástico bolha?

É improvável que o centro de reciclagem da sua cidade aceite plástico bolha em sua coleta, embora valha a pena verificar com eles. Caso contrário, você deve encontrar um centro de reciclagem próximo que receba esse material.

Mas você também pode reutilizá-los para armazenamento seguro ou para embrulhar itens delicados.

Como reciclar folhas de espuma?

 As folhas de espuma são normalmente feitas de resíduos plásticos, o que significa que podem ser recicladas em centros que aceitam o filme plástico. As folhas de espuma são resistentes ao mofo, o que as torna perfeitas para armazenar itens em sua garagem ou porões.

Como reciclar sacolas plásticas e embalagens retráteis?

Não é fácil reciclar filme plástico ou embalagens retráteis, mas muitos centros de reciclagem agora aceitam esse material. Mas você pode reutilizá-las como sacolas de produção ou sacos de lixo.

Como reciclar sacos de isolamento de alumínio?

Os sacos de isolamento de alumínio não são recicláveis, portanto, se você não quiser que eles acabem em aterros sanitários, precisará reutilizá-los. Limpe bem o saco e coloque-o dentro de um saco de lona para manter seus produtos congelados frios na hora das compras. Você também pode remover a almofada isolante, cortá-la e usá-la para um projeto de bricolagem.

Escolha vendedores ecologicamente corretos

Antes de finalizar a compra, verifique os vendedores que usam embalagens ecológicas. Existem muitos fornecedores verdes que se esforçam para usar formas de embalagens recicláveis, reutilizáveis e compostáveis – geralmente, eles mencionam isso nas descrições de produtos.

Se o seu produto chegar e você estiver satisfeito com a embalagem sustentável, não deixe de mencionar isso em sua avaliação. Isso pode fortalecer a venda de empreendedores mais comprometidos com o meio ambiente.

Investigue centros de reciclagem locais

Você ficaria surpreso com o que é reciclável se estiver preparado para fazer um pouco de esforço. Mesmo que o programa de reciclagem da sua cidade não aceite determinados materiais, há uma boa chance de um outro local privado de reciclagem aceitar.

Todos nós adoramos a conveniência de fazer compras on-line, mas também é importante considerar o impacto que essa escolha tem no meio ambiente. Embora empresas como a Amazon tenham feito diversos avanços verdes nos últimos anos, muitas ainda precisam demonstrar progressos reais quando se trata de sustentabilidade – e suas embalagens utilizadas neste processo são um excelente exemplo disso.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo