Projeto de sistema fotovoltaico em Porto Alegre
Com um projeto de sistema fotovoltaico em Porto Alegre de seis painéis solares, uma residência de Porto Alegre atingiu a independência energética e passou a ser abastecida integralmente por uma fonte de energia renovável. Acompanhados do inversor solar, os módulos projetados pela Elysia captam a luminosidade do sol e a transformam em energia elétrica. O seis painéis solares foram suficientes em razão da demanda média de energia dos moradores – a geração mensal média do imóvel será de 240 kWh/mês.
Como funciona a energia solar?
Em um ano de operação, o sistema fotovoltaico vai levar uma economia de cerca de R$ 2,6 mil aos moradores. Isso equivale a uma redução de aproximadamente 70% na conta de luz da residência. Se for levado em consideração o tempo mínimo de plena operação do sistema (que equivale ao tempo de garantia dos painéis), que é de 25 anos, a economia chega a quase R$ 150 mil, conforme estimativa dos técnicos da Elysia.
O retorno do investimento realizado no sistema fotovoltaico está previsto para pouco mais de seis anos. Ou seja: os moradores terão pelo menos 19 anos para “lucrar” com a utilização de energia solar. Hoje, no mercado, a energia solar é um dos investimentos mais rentáveis. Entre os fatores que alçam a tecnologia ao patamar de investimento atrativo, está alta tarifa de energia cobrada no Brasil. O país, de acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), de 2018, possui a 4ª maior conta de energia do mundo.
Detalhes:
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Tipo de Cliente: Residencial
Capacidade de Geração Mensal Média: 240 kWh/mês
Área de Ocupação: 12 m²
Potência Instalada: 2,04 kWp
Marca dos Módulos Fotovoltaicos: Astronergy
Quantidade de Módulos Fotovoltaicos: 6
Tecnologia dos Módulos Fotovoltaicos: Silício Policristalino
Marca do(s) Inversor(es): WEG
Quantidade de Inversores: 1
Tipo de Telhado: Fibrocimento
Concessionária: CEEE