Procura, de acordo com levantamento, aumentou em 40% em relação a 2016 – 87% dos entrevistados dizem querer a compra de energia solar para ajudar o meio ambiente com a aquisição
Em meio à crescente preocupação com a mudança climática global, a maior parte dos norte-americanos vem priorizando a adoção de fontes alternativas de energia, como a solar e a eólica. Isso foi o que constatou de forma científica a recente pesquisa do Pew Research Center, que também revela que uma parcela crescente de proprietários de imóveis está considerando adquirir painéis solares para uso doméstico.
Como funciona a energia solar?
Por enquanto, de acordo com o levantamento, apenas 6% dos donos de imóveis do país dizem ter instalado painéis solares em casa. Outros 46% afirmam ter pensado seriamente em instalar um sistema fotovoltaico em suas residências no ano passado. A parcela de proprietários que considera gerar energia a partir do sol aumentou de 40% em 2016, e se elevou, especialmente, entre aqueles que vivem nos estados do sul – de Delaware à Flórida. Cerca de metade dos proprietários de imóveis nos estados do sul (51%) afirma estar pensando em instalar painéis solares, um aumento de 20 pontos percentuais em relação a 2016.
Os estados do sul têm condições climáticas favoráveis para a geração de energia solar. A Carolina do Norte, a Geórgia e a Flórida, por exemplo, estão entre os líderes nacionais em capacidade de projetos solares em larga escala, como fazendas de painéis solares, mas não para sistemas de pequena escala, como os de uso residencial.
96% dizem querer a compra de energia solar para economizar dinheiro com contas de luz
Os proprietários de imóveis, nos EUA, apontam uma série de razões para considerar os painéis solares como uma solução. A grande maioria dos donos de residências que já instalaram ou pensaram seriamente na instalação de painéis solares diz querer ajudar o meio ambiente (87%). Quase todos (96%) dizem que querem economizar dinheiro com contas de luz. Um relatório recente também revelou que a instalação de painéis solares pode aumentar o valor de uma casa.
Um percentual menor de proprietários (67%) afirma que obter um crédito fiscal de investimento em energia solar é um motivo pelo qual eles instalaram ou instalariam energia solar em casa. Um crédito de imposto federal para projetos solares está em vigor desde 2005 e está disponível para os proprietários até 2021, para projetos residenciais.
As conclusões são baseadas em uma pesquisa realizada de 1 a 13 de outubro de 2019, entre 3.627 adultos dos EUA, no Painel de Tendências Americanas do Pew Research Center. A margem de erro é de mais ou menos 2,1 pontos percentuais.
Califórnia lidera o ranking de capacidade de geração de eletricidade a partir de energia solar
A Agência de Informações de Energia dos EUA (EIA), uma agência governamental que coleta e analisa informações sobre o setor de energia, previu no início deste ano que a energia solar em pequena escala, como os painéis de telhados domésticos, adicionaria 9 gigawatts de capacidade de geração de eletricidade em 2019 e 2020, um aumento de 44%. A energia solar (em pequena e grande escala) gerou apenas 2% da eletricidade total nos Estados Unidos de outubro de 2018 a setembro de 2019. Em comparação, o gás natural gerou 37%, e o carvão gerou 25% da eletricidade total.
A Califórnia lidera o ranking de capacidade de geração de eletricidade a partir de energia solar em pequena escala. Em setembro de 2019, 43% da geração de eletricidade em pequena escala a partir do sol vieram da Califórnia, de acordo com o EIA. Espera-se que a Califórnia exija painéis solares na maioria das novas casas a partir de 2020. Outros estados, como Arizona e Havaí, também estão entre os líderes em energia solar em pequena escala nos Estados Unidos.