Energia solar é a solução definitiva para reduzir a pegada ecológica da sua empresa

Publicado em de de

Inevitavelmente, toda empresa contribui para emissão de gases do efeito estufa – mas, cada vez mais, os negócios estão buscando formas mais sustentáveis de produção para reduzir pegada ecológica

Em alguma medida, todas as atividades econômicas emitem gases de efeito estufa na atmosfera. Dessa forma, muitas empresas geram impacto sobre o meio ambiente. Essas emissões, normalmente medidas a partir da quantidade de dióxido de carbono (CO2) lançadas direta ou indiretamente, é o que chamamos de pegada de carbono

Quando liberado em grandes volumes, o CO2 acumula na atmosfera do planeta, provocando mudanças climáticas. Por isso, reduzir a pegada de carbono é essencial para a preservação do meio ambiente.

Portanto, todo e qualquer negócio está relacionado a esse processo. Ocasionalmente mais, ocasionalmente menos, mas todas as empresas contribuem para a emissão de CO2.

Indústria e mineração têm pegada ecológica mais elevada

Alguns segmentos têm uma pegada de carbono maior, como aqueles que utilizam combustíveis fósseis, considerados grandes emissores de CO2 e os vilões das mudanças no clima global. A indústria é a área de negócios com maior impacto ambiental no Brasil.

De acordo com dados do GHG Protocol, a indústria de transformação é responsável por 89,1% das emissões de CO2. Isso ocorre, principalmente, pelo uso maciço de fontes energéticas fósseis, como o carvão mineral, gás natural e o petróleo. Em seguida, aparece a indústria extrativista de mineração, com 9,8% das emissões de dióxido de carbono realizadas pela economia brasileira.

Na prática, isso significa que quanto maior a pegada de carbono de uma empresa, mais ela está contribuindo para mudanças nocivas ao meio ambiente.

O que fazer para mitigar impacto ambiental negativo?

A boa notícia é que reduzir a pegada de carbono é possível e mais fácil do que se imagina. Uma das principais alternativas é optar por fontes renováveis de energia. A geração de energia solar fotovoltaica é um bom exemplo. Afinal, no seu processo de geração de energia a emissão de gases poluentes, como o CO2, é mínima.

O sol é uma fonte inesgotável e renovável de energia, permitindo que empresas mantenham seus processos com mais sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e sua pegada de carbono. Além disso, é uma fonte de energia mais econômica, resultando em uma fatura de energia até 95% mais barata.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

,

Energia solar em residências cresce 2.000% no Brasil nos últimos três anos

Continue lendo

,

Projeto que inclui aquisição de energia solar no financiamento do imóvel passa no Senado

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo