Mundo da energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Conheça 25 termos (muito) utilizados no mundo da energia solar

Publicado em de de

Sabe aquele termo que, além de ser uma novidade para o seu vocabulário, pode gerar uma dúvida? A Elysia decifra tudo para você neste dicionário que destrincha o mundo da energia solar 

Você é consumidor de energia solar ou pensa em começar a usar? Então, para facilitar a sua vida, a Elysia separou 25 termos que fazem parte da rotina dos consumidores de energia solar fotovoltaica.Aqui, é claro, não constam todos os termos que ressoam no universo solar, mas certamente constam os principais e as suas definições.

No setor de energia solar, existem muitos termos que poucas pessoas conhecem e que podem ser, em alguma medida, confusos. Portanto, vamos nos aprofundar nos significados dos vários termos solares para entendê-los melhor.

Energia limpa (ou renovável)

É o tipo de energia proveniente de fontes naturais e que se renovam continuamente. Essas fontes renováveis de energia incluem vento, sol, maré e calor geotérmico.

Energia fotovoltaica (ou sistema fotovoltaico)

A energia fotovoltaica é uma tecnologia que ajuda a converter a luz solar em energia elétrica com o uso de materiais semicondutores que absorvem elétrons do sol. Um sistema fotovoltaico utiliza painéis solares para gerar energia solar. Cada módulo solar é composto por várias células solares, que são responsáveis pela geração de energia elétrica.

Autossuficiência energética 

Produzir sua própria energia. Simples assim. Com a instalação de um sistema fotovoltaico, o seu imóvel se torna independente em termos de energia. Você passa a ser o gerador da própria energia. Ajuda o próprio bolso, pois passa a gastar menos na conta de luz, e colabora com a sustentabilidade do planeta.

Sistemas fotovoltaicos off-grid e on-grid 

O sistema solar fotovoltaico chamado off-grid é aquele que não está conectado à rede elétrica convencional. Já o on-grid é o sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica. 

Painel solar

Um painel solar é um dispositivo que consiste em várias células solares que se conectam para formar um circuito. Seu objetivo é absorver a luz solar para gerar energia. É um único dispositivo fotovoltaico que compreende um conjunto de células solares ligadas. Cada célula fotovoltaica geralmente compreende dois pedaços de semicondutores. O material que compõe um módulo solar é, na maioria dos casos, silício. Existem diversos tipos de painéis, confira neste post.

Célula solar

Componente que captura a luz em um painel solar fotovoltaico. São os dispositivos que capturam e convertem a luz solar em eletricidade através de um efeito fotovoltaico. O processo é um fenômeno químico e físico. As células geralmente consistem em semicondutores de silício com uma camada positiva e negativa que cria um campo elétrico.

Inversor solar

O inversor em um sistema de energia solar é a parte do sistema que converte a corrente contínua (CC) que os painéis solares geram em corrente alternada (CA). O equipamento é essencial para transformar a energia gerada pela sol em uma corrente doméstica e comercial. Além disso, os inversores fornecem vários níveis de monitoramento, economia a longo prazo e eficiência do sistema. Existe uma variedade de inversores no mercado, confira neste post.

Microinversor

Enquanto um inversor solar comum converte a energia de vários painéis solares em corrente alternada, um micro-inversor converte a energia de corrente contínua para até 2 módulos solares.

Quadro geral de distribuição 

Outro aparelho (esse menor do que o inversor, mas não menos importante) que recebe a eletricidade gerada pelo inversor e que depois é utilizada pelos equipamentos elétricos da propriedade.

Medidor bidirecional 

De tamanho parecido com o quadro geral, o aparelho mede a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida pelo usuário.

Regularização de sistema fotovoltaico

É o processo de homologação (ou liberação) para o funcionamento do sistema fotovoltaico junto à concessionária de energia da região. Geralmente, as etapas são todas realizadas pela empresa responsável pelo projeto.

Kilowatt hora (kWh)

Esta é a unidade padrão para medir energia elétrica. Ao consumirem energia elétrica, os clientes são cobrados usando kWh. O termo é usado para se referir à medida de energia usada para executar um determinado dispositivo por uma hora.

Horário de pico do sol

O horário de pico se refere à qualidade da luz solar que os painéis solares absorvem, e não ao período de tempo em que os painéis são expostos à luz do dia. São as horas do dia em que a intensidade da luz solar é de 1.000 watts por cada metro quadrado.

Eficiência do módulo fotovoltaico

Em energia solar, o termo eficiência significa a porcentagem de luz solar que os painéis convertem em eletricidade a partir da quantidade de luz solar que recebem. A eficiência da maioria dos painéis solares no mercado atual varia de 15% a 24%.

Projeto de energia solar

É a etapa que deve ser realizada antes da instalação. Ao optar pela empresa que irá executar o projeto, os engenheiros ficam responsáveis pela projeção do sistema. Uma equipe técnica de alta qualidade sempre irá levar em conta fatores como sombreamento da área, com a finalidade de projetar um sistema que tenha a maximização de desempenho.

Instalação de energia solar

Com o projeto pronto e aprovado pelo consumidor, chega o momento da instalação dos equipamentos que formam o sistema fotovoltaico. Esta é a última etapa antes do sistema fotovoltaico entrar em funcionamento.

Instalador solar

Pessoa especializada e habilitado com todas as normas regulamentadoras para realizar o processo de instalação do sistema fotovoltaico.

Monitoramento solar

Monitoramento é o processo em que um software é usado para rastrear ou gerenciar as atividades do sistema solar. Essas atividades incluem produção, uso de energia, compensações de carbono e muito mais. Você pode acessar um sistema de monitoramento solar através do seu computador doméstico, smartphone ou até mesmo um centro de operações remotas.

Limpeza do painel solar

Este é o processo pelo qual você remove os materiais acumulados em cima dos painéis solares. Os elementos climáticos naturais, como a chuva, podem limpar os painéis solares, mas, em alguns casos, é necessário fazê-lo manualmente, pois os detritos reduzem a eficiência dos painéis. Veja as recomendações da Elysia para a realização deste serviço nesse link (colocar link da postagem sobre limpeza de painéis).

Usina solar

Usinas solares são estações de geração de energia elétrica que captam a energia proveniente das radiações eletromagnéticas emitidas pelo sol. O Sol produz uma grande quantidade de energia em forma de luz e calor. Uma pequena parte dessa energia pode ser utilizada para produzir energia elétrica de forma limpa e sustentável.

Payback do investimento

O payback é o tempo que leva para retornar o dinheiro investido no sistema. Hoje o payback de um sistema fotovoltaico varia entre 4 e 8 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com os aumentos esperados da tarifa energética nos próximos anos, a previsão é que o payback do investimento do sistema cairá ainda mais.

Autoconsumo

O autoconsumo, também chamado de consumo interno, é toda energia que é gerada e consumida internamente na instalação do cliente e não passa pelo relógio da concessionária de energia. Dessa forma, essa parcela de energia não é contabilizada na fatura da distribuidora, tanto para o consumo, quanto para a injeção (geração).

Certificação Leed 

Trata-se de uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental (ONG) americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.) atendidos por um edifício.

Selo solar 

O Selo Solar é concedido para empresas, instituições públicas e privadas e proprietários de edificações comerciais ou residenciais que consumirem um valor mínimo anual de eletricidade solar, que varia conforme a quantidade total de energia consumida, ou que tenham pelo menos 50% do seu consumo de eletricidade vindo de fonte solar. Os documentos necessários para a solicitação constam neste site.

Elysia  

O nome da empresa, claro, não poderia faltar neste glossário. Vem da Elysia Chlorotica, um excêntrico molusco do mar. Este, ao nascer, alimenta-se como qualquer outro molusco. Mas, na fase adulta, devido a uma modificação no seu DNA, torna-se capaz de realizar fotossíntese a partir da ingestão de algas. Isto torna este molusco o único animal capaz de gerar sua própria energia através do sol. Algo que, até agora, só pertencia ao mundo vegetal.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar no inverno - Elysia sistema fotovoltaico Porto Algre

,

Mito ou verdade: os painéis deixam de gerar energia solar no inverno?

Continue lendo
Mito ou verdade - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Mito ou verdade: temperaturas extremas aumentam a produção de energia solar?

Continue lendo
Homologação de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Homologação de energia solar: conheça prazos e diferenças do processo entre as concessionárias gaúchas

Continue lendo
Empresa de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Por que a escolha da empresa é tão fundamental quando o assunto é energia solar?

Continue lendo