Painel solar orgânico

Estudante cria painel solar composto por resíduos orgânicos que produz energia sem luz direta

Publicado em de de

De acordo com Carvey Maigue, das Filipinas, painel solar que capta a luz ultravioleta (UV) que atravessa as densas coberturas de nuvens

Com o objetivo de tornar a geração de energia solar ainda mais eficiente, um jovem estudante de engenharia elétrica desenvolveu uma nova tecnologia. Nascido nas Filipinas, Carvey Maigue inventou um painel solar que capta a luz ultravioleta (UV) que atravessa as densas coberturas de nuvens, garantindo geração de energia mesmo sem a incidência direta de luz.

Faça agora um orçamento da solução completa de energia solar

De acordo com Maigue, testes preliminares mostram que o painel solar denominado AuREUS pode produzir energia quase em 50% do tempo. Com a invenção, Maigue recebeu o Prêmio de Sustentabilidade do James Dyson Awards, premiação da Fundação Dyson.

Como funciona o painel solar?

Em entrevista ao portal da fundação, o estudante diz que idealizou o equipamento em um dia que estava nublado e chuvoso e seus óculos, que normalmente reagem à luz do sol, escureceram. Ele conta que dessa forma percebe que, quando está nublado e chuvoso, a luz ultravioleta ainda pode absorver luz ultravioleta.

Compostos luminescentes orgânicos são derivados de frutas e vegetais

Além de produzir energia solar sem luz direta, os painéis solares AuReus têm um elemento duplamente sustentável. Os componentes mais importantes da invenção são provenientes de resíduos. Os compostos luminescentes orgânicos são derivados de frutas e vegetais.

Conforme Maigue, os resíduos vegetais usados para criar os painéis AuREUS provêm de agricultores locais afetados por mudanças climáticas. Para monetizar essas perdas, as colheitas perdidas podem ser reaproveitadas em energia solar inexplorada.

Dessas partículas, criou-se um novo tipo de filtro solar capaz de converter os raios ultravioleta em luz visível, gerando eletricidade.

Tecnologia em análise

De acordo com Maigue, os painéis solares AuREUS podem ser aplicados em janelas ou fachadas como revestimento fluorescente. A estratégia tem o objetivo de transformar qualquer edifício em um gerador de energia solar, capturando os raios UV que refletem nas calçadas e nos edifícios ao redor.

Claro que se trata de uma tecnologia ainda em análise de viabilidade comercial. No entanto, é mais uma descoberta importante para o futuro da energia solar no mundo. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo

Brasil tem capacidade de aumentar energia solar em 100 vezes, diz diretor da Petrobras 

Continue lendo