Erros no projeto e instalação de energia solar

Os painéis solares produzem energia na sombra?

Publicado em de de

Vamos tranquilizá-lo de antemão: sim, os painéis solares geram energia na sombra – mas vale a pena entender o efeito do sombreamento na produção de energia solar

Existem muitas situações em que, por um motivo ou outro, os painéis solares podem deixar de receber luz solar direta. Eles podem estar, por exemplo, cobertos pela sombra de edifícios ou árvores circundantes – um fator que pode ser contornado por um projeto de engenharia qualificado. Mas também pode ocorrer um fenômeno natural, incontrolável, como nuvens, chuva ou neve.

Mas o que acontece quando os painéis solares não recebem luz solar direta? E quanta importância você deve dar à sombra e às condições climáticas no momento de decidir pelo investimento em energia solar? Vamos responder a essas duas perguntas agora mesmo.

Os painéis solares precisam de luz solar direta?

Sem dúvida, os painéis solares funcionam com mais eficiência sob a luz solar direta. Mas a simples incidência, mesmo que de forma indireta, de luminosidade solar já é suficiente para gerar energia ao imóvel.

Veja só: os painéis solares sempre produzem eletricidade usando uma combinação de luz solar direta e indireta. Ambas as formas de luminosidade carregam fótons, que é, em última instância, o que os painéis solares usam para convertê-los em corrente elétrica. Ou seja: se não houver luz solar direta disponível, os painéis solares produzirão eletricidade usando apenas a luz solar indireta.

Ocorrerá, porém, uma certa queda no desempenho quando houver a ausência de luz solar direta. Isso porque os painéis solares precisam de 1000W/m2 de luz solar para atingir seu pico de produção. E essa quantidade de luz solar só pode ser alcançada quando há luz solar direta incindindo.

Os painéis solares funcionam à sombra?

Sim, os painéis solares funcionam na sombra, mas irão gerar menos corrente elétrica do que nas condições ideais. O impacto exato do sombreamento em seu sistema de energia solar depende dos seguintes fatores:

  • Duração do sombreamento: quanto mais tempo os painéis solares ficarem sob a sombra, maior será a queda na produção de eletricidade. Tenha em mente que os níveis de luz solar e sombra variam de dia para dia, devido à constante mudança do caminho dos raios solares.
  • Tecnologia usada nos painéis solares: os painéis solares mais recentes, que usam a tecnologia de célula fotovoltaica de meio corte, também chamadas de half cell, são projetados para reduzir o impacto da sombra parcial.
  • Configuração do inversor: se um inversor string for usado, a sombra em um único painel reduzirá a saída de energia de todos os outros módulos. Com sistemas que usam otimizadores de energia ou microinversores, a sombra em um único painel não tem impacto sobre os outros painéis – causa apenas uma pequena redução na quantidade de energia produzida.

Escolha sempre uma empresa qualificada e experiente

Sempre lembrando: o projeto de engenharia é o pilar fundamental do sistema fotovoltaico. É o projeto que irá se debruçar sobre todos esses elementos citados. A Elysia possui uma equipe de engenheiros de excelência, experiente, responsável por mais de 500 sistemas fotovoltaicos em funcionamento na região sul do Brasil. Portanto, no momento de investir em energia solar, escolha uma empresa que possua uma equipe técnica de referência, isso irá ajudá-lo a calcular a produção do painel solar e o período de retorno do investimento solar com segurança



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

CCEE Registra Recorde: Quase 11 Mil Consumidores Migrados para o Mercado Livre

Continue lendo

,

ANEEL estuda nova fiscalização contra abusos no Mercado Livre de Energia

Continue lendo

A produção de hidrogénio verde no Brasil

Continue lendo

Nova Decisão da ANEEL sobre Geração Distribuída e a Inversão de Fluxo

Continue lendo