Ônibus energia solar - Elysia sistema fotovoltaico eletroposto Porto Alegre

Primeiro ônibus brasileiro movido por energia solar já rodou 120 mil km

Publicado em de de

Em abril deste ano, o ônibus movido a energia solar completou o equivalente a três voltas ao mundo – custo do veículo é equivalente a um quarto de carros a diesel

Lá em 2016, a necessidade de otimizar o tempo em uma distância de 26 quilômetros entre um laboratório de pesquisa e o campus central de uma universidade foi o estopim para a criação do primeiro ônibus elétrico totalmente abastecido com energia solar no Brasil. 

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

Desde então, o eBus, vem transportando rotineiramente estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),em viagem circular. Já no final de abril deste ano, o ônibus completou o equivalente a três voltas ao mundo, em mais de 120.000 quilômetros rodados. A perspectiva, portanto, é replicar modelo para as linhas de transporte público, em todo o país. 

Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar

Quatro vezes mais barato que o diesel

Com a proposta de deslocamento produtivo, o eBus, no modelo Torino, vem funcionando como uma estação de trabalho móvel. Além disso, funciona como uma sala de reunião, com mesas, poltronas, tomadas e rede wi-fi. 

Conheça o Eletroposto Elysia, solução completa de abastecimento de carro elétrico com energia solar

A otimização de tempo de trabalho foi comprovada pelos acadêmicos, embora o resultado mais chamativo seja o baixo custo do quilômetro rodado, equivalente a um quarto do veículo a diesel (hoje com preço médio de 7,44 reais).  

Sendo um veículo elétrico, a energia não acaba quando o ônibus está parado no trânsito, salvo os sistemas auxiliares como o ar-condicionado. Entretanto, essa economia energética nem seria necessária, pois o carregamento de uma hora já é suficiente para rodar o trajeto. 

As placas solares instaladas no centro de pesquisa alimentam o veículo, embora o carregamento pode ser feito em qualquer parque solar ou mesmo em outras fontes para carregamento elétrico.  

Ônibus faz cinco viagens circulares por dia

A especificação técnica do veículo foi realizada pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Treinamento em Energia Solar, da UFSC. Já a montagem do eBus foi feita pelas empresas WEG, Marcopolo, Mercedes e Eletrabus. Desde de dezembro de 2016, o ônibus faz cinco viagens circulares por dia. Com exceção do período de pandemia, quando as atividades presenciais na universidade foram suspensas.  

Outro detalhe, na geração de energia, é o chamado “freio regenerativo”. Toda vez que o motorista tira o pé do acelerador ou pisa no pedal do freio, a energia cinética  – do movimento do ônibus – recarrega as baterias. Conforme estimativa do Centro de Pesquisa da UFSC, até 30% da energia do ônibus vem do movimento da frenagem. 

Desenvolver e rodar o eBus em Florianópolis é um bom indício do potencial da energia solar como fonte de carregamento de veículos elétricos pelo país. O objetivo final do grupo de pesquisa da UFSC é que as licitações municipais de renovação de frotas de ônibus, ao redor do país, possam usar o veículo como modelo. Os pesquisadores, portanto, almejam uma renovação gradativa das frotas nos municípios.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Ônibus energia solar - Elysia sistema fotovoltaico eletroposto Porto Alegre

, ,

Primeiro ônibus brasileiro movido por energia solar já rodou 120 mil km

Continue lendo
Energia solar rural no Rio Grande do Sul - Sistema fotovoltaico no campo Elysia

, ,

Programa ABC+: uma boa opção de crédito para financiar sua energia solar

Continue lendo
Economizar na conta de luz - Elysia energia solar porto alegre rio grande do sul

, ,

Energia solar pode baratear conta de luz de todos em 5,6% até 2031

Continue lendo
Veículo energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Conheça o primeiro veículo totalmente movido a energia solar da China

Continue lendo