Energia solar oficina mecânica Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico RS

Oficina mecânica de Porto Alegre consolida compromisso ambiental com investimento em energia solar

Publicado em de de

Oficina mecânica NHS, no bairro Navegantes, em Porto Alegre, atinge a independência energética com abastecimento elétrico 100% realizado por energia solar

A Oficina mecânica NHS, que fica no bairro Navegantes, em Porto Alegre, inaugurou neste ano seu sistema de energia solar fotovoltaica. No telhado da empresa, a Elysia instalou 37 painéis solares, que dão vida a um sistema fotovoltaico capaz de atender a 100% do consumo de energia elétrica. Ou seja: a NHS é uma das primeiras oficinas da capital gaúcha a atingir a independência energética.

No primeiro ano de operação, portanto, o sistema deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 11 mil na conta de luz. O valor equivale a uma redução média de 83% no custo mensal com energia elétrica. Uma economia, portanto, que ajuda a impulsionar a competitividade do negócio em um momento importante de retomada econômica do país.

Junto da alavancagem competitiva, aliás, a NHS comemora o fim dos choques sofridos com os frequentes aumentos tarifários na energia elétrica. Só neste ano, sobretudo em razão da crise hídrica, os consumidores enfrentaram um aumento de quase 100% na cobrança extra (pelo sistema de bandeiras). Com a energia solar, porém, a empresa fica livre de sofrer com novos reajustes.

Ajuda ao país e ao mundo

Não podemos deixar de citar a contribuição que a NHS dá ao sistema elétrico brasieliro, que passa por uma de suas maiores crises de geração da história. O longo período de seca enfrentado pelos reservatórios está cobrando seu preço agora, com a escassez de água para produção de energia nas hidrelétricas. Com o investimento em uma energia limpa, contudo, a empresa ajuda a desafogar a matriz energética brasileira, que precisará de mais tempo para recuperar um patamar adequado para o abastecimento dentro da normalidade. 

Na esfera ambiental, a NHS também vira exemplo para seus pares do segmento de oficinas. A empresa passa a ter uma redução consistente da pegada ecológica, já que deixará de emitir, apenas em um ano, cerca de 8.480 kg de CO2 na atmosfera. Trata-se de uma contribuição significativa, especialmente em um contexto em que todo o setor privado vem sendo cobrado para adotar medidas mais sustentáveis. Com isso, portanto, a NHS dá sua contribuição ao meio ambiente. 

Cultura da sustentabilidade já é marca da empresa

Vale destacar o engajamento ambiental da NHS, que não vem de agora. Antes de adotar a energia solar, a empresa já possuía um sistema de reaproveitamento de água, com coleta da água da chuva para uso na limpeza interna da oficina. Em parceria com empresas especializadas, as peças substituídas nos veículos são armazenadas e recolhidas para terem uma destinação adequada. 

Outra ação ambiental é a utilização de uma estação de tratamento de resíduos, onde a água da lavagem das peças separa-se do óleo e outros detritos antes do descarte. O óleo e os detritos, por sua vez, são recolhidos por uma empresa especializada.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, ,

Conheça 7 benefícios da energia solar para imóveis residenciais

Continue lendo

, ,

Fabricante de autopeças inicia geração de energia solar no Rio Grande do Sul

Continue lendo

, ,

Empresa de manutenção de equipamentos hidráulicos terá maquinário elétrico abastecido por energia solar

Continue lendo
Metalúrgica energia solar - Elysia sistema fotovoltaico indústria Rio Grande do Sul

,

Metalúrgica Rolim, de Gravataí, tem produção 100% atendida por energia solar

Continue lendo