Energia solar fotovoltaica em Novo Hamburgo - Elysia energia limpa RS

Em 9 perguntas, conheça os impactos da energia solar em uma residência de Novo Hamburgo

Publicado em de de

Respondemos nove perguntas sobre as mudanças (pra melhor) que o sistema fotovoltaico projetado e instalado pela Elysia provocou nos moradores de imóvel de Novo Hamburgo

Com uma solução completa de energia solar, a Elysia entregou mais um sistema fotovoltaico no Rio Grande do Sul. Desta vez, em Novo Hamburgo, onde uma residência atingiu a independência energética e iniciou o processo de geração da própria energia. Em nove perguntas, entenda a mudança que a energia solar proporcionou aos moradores.

Faça um orçamento gratuito

Como funciona a energia solar?

1 – Qual é a produção de energia que a casa recebe do sistema?

Na capacidade de geração média mensal, a residência vai produzir 611 kWh. Trata-se de uma produção capaz de suprir 100% da demanda energética dos moradores. Isso significa dizer que a casa se tornou autossuficiente em geração de energia elétrica, dependendo da produção de uma energia limpa e renovável.

2 – Qual vai ser a economia dos moradores a partir de agora?

Já no mês seguinte à instalação, ocorre uma redução de aproximadamente 74% na conta de luz. De acordo com a estimativa dos técnicos da Elysia, os moradores terão uma economia em torno de R$ 6,6 mil – cifra projetada para apenas um ano. Isto é: mensalmente, a economia supera R$ 500.

3 – Em quanto tempo os moradores terão o retorno do investimento?

Importante ressaltar que o retorno do investimento (payback) varia de acordo com diversos fatores. Para entender, leia nosso conteúdo sobre payback. Para este sistema fotovoltaico instalado em Novo Hamburgo, a projeção é de que o retorno do investimento ocorra em aproximadamente cinco anos. O tempo pode – e deve – diminuir com o passar do tempo, conforme a variação de fatores como os reajustes inevitáveis na conta de energia elétrica.

4 – Como fica a conta de luz a partir de agora?

Com a entrada em funcionamento do sistema, a conta de luz já teve uma redução média de aproximadamente 74%. Com o tempo, este percentual deve aumentar. Isso ocorre porque os moradores agora estão protegidos da inflação energética. Seja qual for o reajuste feito na conta de energia elétrica daqui para frente, não irá atingir o imóvel.

5 – E se o sistema produzir mais energia do que os moradores consomem?

É provável que isso ocorra em alguns períodos do ano – especialmente no verão. Neste caso, temos mais uma boa notícia: a conta de luz sairá ainda mais barata. Isso vai ocorrer porque a energia de “sobra” será injetada na rede da concessionária, e é transformada em créditos de energia para o proprietário. A quantidade de energia excedente, portanto, será descontada nas demais contas de luz.

6 – De que a forma os moradores estão contribuindo para o meio ambiente?

De diversas formas. Em primeiro lugar, a contribuição é para o futuro, para as próximas gerações, que receberão um planeta mais limpo em razão do aumento da participação da energia renovável. No curto prazo, também é possível medir o impacto ambiental. Em um  ano, os moradores deixarão de emitir 3.890 kg de CO2 na atmosfera, o que equivale ao plantio de 99 árvores.

7 – Qual foi o tamanho do sistema fotovoltaico instalado?

A equipe da Elysia projetou e instalou um sistema de 5,2 kWp, que é composto por 16 painéis solares e um inversor solar da WEG, empresa parceira nos projetos fotovoltaicos. As placas de silício policristalino ocuparam uma área de 32m² do telhado da residência.

8 – Como os moradores podem acompanhar o funcionamento do sistema?

É mais fácil do que se imagina. Por meio de um aplicativo, que pode ser instalado no celular ou no computador, os moradores podem verificar os dados de funcionamento do sistema. O monitoramento, é importante lembrar, é feito em tempo real.

9 – O imóvel vale mais depois do sistema fotovoltaico?

Sem dúvida. Diversas pesquisas já confirmam a significativa valorização imobiliária promovida pelo sistema fotovoltaico. O percentual de valorização pode variar de acordo com diversos fatores. Leia este conteúdo, em que mostramos as projeções de valorização de acordo com as pesquisas já publicadas.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em casa de eventos - Elysia sistema fotovoltaico em Canoas

,

Energia solar em casa de eventos: local de Canoas reduz em 86% gasto com energia elétrica

Continue lendo
Energia solar em apartamento - Elysia sistema fotovoltaico Porto Alegre

,

Energia solar em apartamento: imóvel do Bela Vista, em Porto Alegre, recebe sistema fotovoltaico

Continue lendo
Homologação de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico RS

, ,

Homologação de energia solar: por que contratar uma empresa qualificada é fundamental para evitar dor de cabeça?

Continue lendo
Energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Na zona sul de Porto Alegre, casa tem demanda de energia abastecida por luminosidade solar

Continue lendo