Nigéria aposta em energia solar para recuperação pós-pandemia

Publicado em de de

Agência de Eletrificação Rural da Nigéria vai implementar o maior investimento em energia solar no país que é o maior produtor de petróleo da África

A Agência de Eletrificação Rural da Nigéria está em vias de implementar o maior investimento do país em energia solar. A ação integra parte do plano de recuperação econômica da Covid-19. Chamado de Solar Power Naija, o plano é um passo a mais para resolver um dos maiores problemas da Nigéria: a falta de eletricidade confiável.

Sob o Acordo Climático de Paris, a Nigéria se comprometeu a cortar as emissões de carbono em 20% até 2030. Para chegar lá, o objetivo é gerar 30% de sua energia a partir de fontes renováveis. Para progredir, 10% dos 2,3 trilhões de naira (moeda local) do governo de gastos para estimular a recuperação da pandemia serão usados para instalar 5 milhões de sistemas solares domésticos. O objetivo é fornecer eletricidade a 25 milhões de pessoas em comunidades rurais que agora não têm acesso à rede.

Com a Solar Power Naija, o governo pretende resolver os problemas de desenvolvimento que a falta de acesso à eletricidade criou, bem como a poluição que os geradores a combustível, uma das fontes de energia mais populares, causam. Comunidades rurais, empresas e pessoas que usam geradores ou mesmo velas teriam acesso a um fornecimento de energia mais limpo e eficiente.

Solução para fornecimento de energia e pobreza na Nigéria

O lançamento se concentrará na construção de conexões autônomas, que usam painéis solares para carregar baterias que podem ser usadas a qualquer momento, e minigrids, que operam de maneira semelhante, mas podem atender a necessidades maiores. Ambos funcionarão separadamente da rede nacional.

O projeto também dará aos licitantes de toda a indústria empréstimos governamentais a juros baixos em vez de contratos ou concessões para financiar o equipamento e a construção – um afastamento da abordagem normal da Nigéria para a eletrificação. As empresas pagarão o que pediram emprestado com a receita dos clientes.

Neste caso, o governo nigeriano está tentando usar as energias renováveis não apenas como uma ferramenta para resolver o problema de energia, mas também para aliviar a pobreza. Isso mostra, acima de tudo, que a agenda sustentável está sendo levada a sério no país.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Cúpula do clima energia solar

,

4 importantes resultados da Cúpula de Líderes sobre o Clima

Continue lendo
Arquitetura painéis solares - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Energia solar: conheça formas de integrar os painéis solares à arquitetura

Continue lendo

, ,

Nigéria aposta em energia solar para recuperação pós-pandemia

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

,

Pesquisa aponta que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis

Continue lendo