Lancheria energia fotovoltaica Canoas - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Mirando economia na conta de luz, lancheria de Canoas investe em energia fotovoltaica

Publicado em de de

Jet Lanches terá 100% do consumo de energia elétrica atendido após investimento em energia solar

A Elysia finalizou mais uma solução completa de energia solar comercial no Rio Grande do Sul. Desta vez, quem recebeu o projeto fotovoltaico foi a Mr. Jet Lanches, no município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O estabelecimento atingiu a independência energética – ou seja, passou a produzir a própria energia – a partir de um sistema composto por 76 placas solares e dois inversores fotovoltaicos da WEG, empresa parceira da Elysia em diversos projetos.

100% sustentável

Vista de cima, a lancheria agora ostenta os painéis fotovoltaicos monocristalinos – um modelo de placa cuja principal característica é a maior eficiência na captação de luminosidade solar.

Isto é, trata-se de um módulo solar que, em última instância, gera mais energia. Basta ver a projeção de desempenho do sistema, que deve alcançar a marca de 4.512 kWh/mês, na média anual. Uma quantidade energética capaz de atender a 100% da demanda da Jet Lanches.

Economia decisiva

A energia solar terá um reflexo decisivo na competitividade da lancheria. Com o consumo sendo atendido em totalidade, a Jet Lanches passa a contar com uma folga orçamentária que pode ser reinvestida na ampliação do negócio, tornando a empresa mais competitiva frente à concorrência.

Quando o assunto é payback, então, a notícia é ainda mais alvissareira. A projeção técnica da Elysia é de que a Jet Lanches obterá o retorno do investimento em aproximadamente 4 anos – período médio de payback para sistemas comerciais. 

Para aqueles que se questionam sobre o impacto do Marco Legal, esta média é acrescida em apenas 6 meses para os novos projetos. Portanto, trata-se de um aporte financeiro que dará “lucro”, por assim dizer, por mais de 20 anos – uma vez que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de pelo menos quase três décadas.

Pegada ecológica reduzida

Não podemos finalizar o texto sem citar as vantagens ecológicas do investimento realizado pelo restaurante. Afinal, o benefício gerado pela energia limpa é fundamentalmente coletivo e atemporal. Ou seja: todos se beneficiam e o impacto é percebido pelas próximas gerações. Com a geração de energia solar, a Jet Lanches deixa de emitir na atmosfera mais de 30.000 kg de CO2, o equivalente ao plantio anual de quase 800 árvores.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo