Metalúrgica Costa e Fio, de Caxias do Sul, na serra gaúcha, vai abastecer mais de 50% da sua produção com a geração de energia solar
A Metalúrgica Costa e Fio, de Caxias do Sul, finalizou recentemente a instalação do seu sistema de energia solar fotovoltaico. Com solução completa da Elysia, a tradicional empresa da Serra abastece, portanto, mais de 50% da sua produção com uma energia de fonte limpa e renovável.
Em um ano, R$ 126 mil economizados
Conforme os técnicos na Elysia, a Costa e Fio deve somar uma economia de aproximadamente R$ 126 mil só no primeiro ano. Isso representa, aliás, uma redução mensal de 50% no custo com energia elétrica. O retorno do investimento, levando em conta a economia e a perspectiva de aumento na tarifa energética brasileira, deve ocorrer em cerca de 3 anos.
Livre de novos aumentos
O investimento da Costa e Fio ocorre em um momento mais do que ideal, já que a tarifa de energia elétrica no Brasil vem aumentando de forma recorrente desde o ano passado. E a tendência é de que continue aumentando o custo energético, uma vez que a crise energética pela qual o país passa não parece dar trégua. Com a geração de energia solar, a empresa fica livre dos reajustes tarifários proporcionais à sua produção energética limpa.
Competitividade e sustentabilidade
Para além dos impactos financeiros – que são imensos -, a Costa e Fio dá um salto importante no seu grau de comprometimento ambiental. A empresa transforma-se em uma referência sustentável no setor metalúrgico e estende seu raio de alcance dos chamados consumidores conscientes – aliás, um público cada vez mais representado dentro do mercado consumidor brasileiro. A energia solar também proporciona à companhia um salto competitivo importante em um momento de retomada gradual do ritmo econômico.
Legado ambiental
Em um ano, a Costa e Fio vai deixar de emitir mais de 80.000 kg de CO2 na atmosfera, o que equivale ao plantio, no mesmo período, de mais de 2.000 mudas de árvores.
Como é o sistema?
Na Costa e Fio, o sistema fotovoltaico projetado e instalado pela Elysia é composto por 253 painéis solares monocristalinos, um tipo de módulo mais eficiente. Eles estão conectados a dois inversores solares, que tem a missão de fazer a conversão da corrente elétrica. Os componentes, juntos, têm capacidade de geração média mensal de 12.680 kWh.