Energia solar no litoral norte do RS

A maresia pode prejudicar a geração de energia solar?

Publicado em de de

Hoje, os painéis solares são altamente resistentes à corrosão pela maresia – morar no perto do oceano não é impeditivo para gerar energia limpa

Morar em um local perto do mar e que sofre com a maresia não inviabiliza o uso de energia solar. Esta é uma dúvida recorrente entre os consumidores – e que precisa ser esclarecida. Antes de mais nada, é preciso acabar com o mito de que a maresia impede ou inviabiliza o funcionamento dos painéis solares.

Como funciona a energia solar?

Atualmente, os painéis solares e as estruturas de fixação são altamente resistentes à corrosão. As estruturas de suporte são produzidas com materiais de alta qualidade, como o alumínio EN-AW-6063 T66 e aço inoxidável 304. Todos com garantia de 12 anos, independentemente do local e que for utilizado. Os módulos são selados a vácuo entre a folha traseira e os materiais internos, o que impede a corrosão devido ao sal. Isso significa que, a menos que haja uma rachadura em seus painéis, não é necessário se preocupar com a corrosão dos módulos solares.

Faça um orçamento gratuito

Além disso, fabricantes de boa reputação tem como método a testagem dos seus painéis solares – o que garante que sejam aprovados em um teste conhecido como “Teste de Corrosão por Névoa de Sal (IEC 61701)”. Os painéis que recebem esta certificação passam por testes rigorosos, que simulam os efeitos da maresia e do clima costeiro adverso.

Resistentes à maresia, painéis são fabricados em alumínio anodizado

Os materiais que compõem os painéis solares são projetados para serem altamente resistentes à corrosão, mesmo em condições severas de maresia. As estruturas dos módulos solares são quase todas fabricadas em alumínio anodizado, um metal altamente resistente à corrosão para essas condições. 

Em sistemas fotovoltaicos instalados no litoral, a limpeza dos painéis solares é um serviço ainda mais importante. Além de combater uma eventual perda de potencial de energia, evita o acúmulo de sal sobre os módulos painéis solares ocasionalmente. 

Elysia é responsável por diversos sistemas fotovoltaicos em operação no litoral gaúcho e catarinense. Todos eles estão em pleno funcionamento, gerando economia para os consumidores e contribuindo para a preservação dos recursos naturais. 

Conheça alguns projetos finalizados pela Elysia no litoral:

Xangri-la – 52 painéis

Suprindo 100% da energia do imóvel, a energia solar na praia de Xangri-la tornou mais uma casa independente energeticamente. Mais do que isso: gerando energia limpa e renovável. Com a instalação de sistema fotovoltaico, a residência passa gerar a própria energia utilizando a luminosidade do sol como fonte energética, sem agredir os recursos naturais do planeta.

Capão da Canoa – 8 painéis

Geração de energia solar em Capão da Canoa. A autossuficiência energética também foi atingida por uma residência de Capão da Canoa. Com 8 painéis solares instalados milimetricamente pela equipe de técnicos da Elysia, a casa passa a gerar 312 kWh/mês, na média anual. A geração cobre 100% da demanda dos consumidores, tudo com uma energia limpa e renovável.

Garopaba – 4 painéis

Com atuação também em Santa Catarina, a Elysia instalou um sistema de energia solar em Garopaba, a capital do surfe. O mesmo usuário possui um sistema fotovoltaico em sua residência fixa, em Porto Alegre. Em Garopaba, quando a casa não está ocupada, a geração de energia solar acumulada gera créditos de energia para utilização nas épocas de pico de consumo – no verão, especialmente. A família irá reduzir o valor da conta de luz em cerca de 70%. A economia no primeiro ano será de R$ 1.250,00. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar no litoral norte do RS

, ,

A maresia pode prejudicar a geração de energia solar?

Continue lendo
Gerador de Energia Solar em Porto Alegre - RS

,

Conhecendo o sistema fotovoltaico: estruturas de fixação

Continue lendo
Relógio bidirecional - Energia solar fotovoltaica Rio Grande do Sul

,

Conhecendo o sistema fotovoltaico: relógio bidirecional

Continue lendo
Inversor solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

,

Conhecendo o sistema fotovoltaico: inversor solar

Continue lendo