Na Austrália, será construída a maior bateria do mundo. O projeto, inclusive, o do fundador da Tesla, Elon Musk, no mesmo país. O audacioso projeto é do magnata britânico Sanjeev Gupta. A bateria apoiará uma nova usina de energia solar que está sendo instalada na siderúrgica Whyalla Steelworks, que a GFC Alliance comprou do produtor australiano de aço Arrium no ano passado.
SIMEC ZEN Energy, controlada pelo grupo CFG Alliance, de Gupta, instalará a bateria com capacidade de 120 MW/140 MWh em Porto Augusta, no norte do país.
Como funciona a energia solar?
Sanjeev Gupta obteve um financiamento de 10 milhões de dólares australianos (6,3 milhões de euros) do governo australiano, que deseja desenvolver energias renováveis após o Estado ser privado de eletricidade em 2016 devido a uma tempestade.
Cinco coisas que você precisa saber sobre energia solar
A bateria de lítio/ion instalada por Elon Musk na localidade rural de Jamestown, ao norte de Adelaide, tem capacidade de 100 MW/129 MWh e foi conectada no final de 2017 na rede para abastecer 30 mil residências.
Musk trabalha com a Austrália para instalar painéis solares e baterias Tesla em 50 mil residências, visando transformar as casas da região em uma gigantesca usina de eletricidade.