Limpeza mais ecológica

Como tornar sua rotina de limpeza mais ecológica?

Publicado em de de

Quer utilizar materiais ambientalmente corretos? Selecionamos algumas dicas para a realização de uma limpeza mais ecológica dos ambientes

Manter a casa limpa – nós sabemos bem – é uma tarefa difícil e demorada. Além disso, mantê-la higienizada também pode ser caro, dependendo de como você faz e dos produtos que usa. E mais: muitos dos produtos utilizados na rotina de limpeza são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Mas há uma boa notícia: hoje, existem métodos acessíveis e ambientalmente sustentáveis para limpar sua casa e outros itens.

Como funciona a energia solar?

Desconfie de produtos ruins

Nos últimos anos, os consumidores estão cada vez mais conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, principalmente devido aos efeitos prejudiciais dos produtos carregados de composições químicas atribuídas às mudanças climáticas globais. Mas ainda existem muitas pessoas que resistem a essa tendência, apenas pelo fato de não saberem como encontrar produtos de limpeza ecologicamente corretos e as empresas que os fornecem.

No momento de selecionar produtos ecológicos, o consumidor deve estar consciente de que nem todos os agentes de limpeza são iguais no que diz respeito à preservação da natureza. Hoje, o mercado oferece produtos ambientalmente corretos, que têm um efeito menor na saúde humana e no meio ambiente, quando comparados aos produtos concorrentes que atendem ao mesmo objetivo.

Portanto, antes de fazer a compra de um produto de limpeza, pesquise, avalie e selecione aquele que possui uma proposta mais amiga da natureza.

Você pode limpar e ser verde ao mesmo tempo

Existem métodos específicos, nos quais você pode confiar para limpar sua casa e, ao mesmo tempo, ser ambientalmente correto. Se você revisar uma lista de dez maneiras ecológicas de higienizar sua casa, por exemplo, vai descobrir que produtos naturais, como suco de limão, possuem propriedades anti-sépticas e antibacterianas que não prejudicam plantas ou animais que estão no ambiente.

O uso de certos produtos, como o bicarbonato de sódio, pode ajudar a garantir que sua casa e seus pertences permaneçam limpos sem precisar da compra de produtos de limpeza caros, que custam muito e também danificam o meio ambiente.

A cortiça, por exemplo, é uma alternativa popular ao couro e aos plásticos de que muitas pessoas ainda desconhecem, embora tenha se tornado mais comum em produtos de consumo nos últimos anos.

Conheça os métodos e produtos simples para uma limpeza mais ecológica

A ecologização da sua rotina de limpeza não exige grandes mudanças no seu estilo de vida. Às vezes, soluções simples de limpeza podem ser adotadas para garantir que você esteja “esverdeando” sua rotina e – o melhor – sem gastar muito dinheiro.

Por exemplo, como já citado, o bicarbonato de sódio pode ser usado em uma ampla variedade de cenários de limpeza, incluindo a limpeza do forno. Da mesma forma, o vinagre branco e a água, quando cozidos juntos, podem ser uma solução de limpeza incrivelmente potente e natural. 

Às vezes, coisas simples, como abrir as janelas, podem melhorar a qualidade do ar da sua casa. Isso ajuda a evitar o uso de produtos químicos nocivos ou itens caros fornecidos como purificadores de ar. Limpar o ar interior naturalmente, ventilando a sua casa, é altamente recomendável se você quiser ficar verde sem sacrificar sua qualidade de vida.

Você sabia que também é possível limpar seu carro sem agredir o meio ambiente? Nem sempre é fácil, especialmente para aqueles que têm fidelidade a marcas de produtos que usaram a vida toda, o que também pode ser prejudicial ao meio ambiente.

No entanto, é importante promover mudanças em sua rotina de limpeza sempre que possível. Você também deve ter cuidado para não usar muita água. Ao passar a esponja para lavar o carro, é fácil acabar desperdiçando grandes quantidades de água que você usaria com mais prudência se estivesse tomando banho ou lavando as mãos por exemplo.

Ficar verde agora e no futuro

No futuro, estudos e experiências certamente descobrirão novas e melhores técnicas para a ecologia de sua rotina de limpeza. É por isso que precisamos ficar de olho no desenvolvimento de novos agentes de limpeza mais sustentáveis. Mas é importante ter toda a sua família com a mesma intenção, para garantir que essa operação seja um sucesso.

Ao garantir que todos estejam com o mesmo objetivo, seus esforços para tornar sua rotina mais ecológica serão muito mais fáceis e duradouros. A ecologização da sua rotina de limpeza pode ser feita no conforto da sua casa e raramente custa mais do que as opções de limpeza comuns. Em pouco tempo, você manterá sua casa em ótima forma sem comprometer o bem-estar do meio ambiente.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Chevron - Elysia energia solar

,

Chevron instala painéis solares para produzir petróleo mais barato

Continue lendo

,

“Casa cápsula” com energia solar e eólica é vendida por US$ 90 mil

Continue lendo
Índia energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Mais limpa e cada vez mais acessível, energia solar supera o carvão na Índia

Continue lendo

,

Conheça seis sistemas de reutilização de água para residências

Continue lendo