Moradores do Jardim Itú Sabará investem em energia solar e, com apenas 18 placas solares, terão economia mensal de 85% na conta de luz
No bairro Jardim Itú Sabará, na zona norte de Porto Alegre, mais uma residência gaúcha passou a gerar energia limpa – e de forma independente. Os moradores receberam uma solução completa de energia solar da Elysia, que consiste em projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema fotovoltaico. Ou seja: o imóvel alcança sua autonomia na geração energética com o selo de qualidade de uma das principais empresas de energia solar do Rio Grande do Sul.
Autonomia com sistema de excelência
A equipe da Elysia instalou 18 painéis solares no telhado da residência, dispostos de forma, sobretudo, a maximizar o desempenho do sistema fotovoltaico. Ou seja: gerar o máximo de energia com a luminosidade do sol. Os módulos são responsáveis por atender a 92% da demanda energética dos moradores, respondendo por um sistema fotovoltaico que tem capacidade média mensal de gerar 648 kWh.
Queda de 85% no custo com luz
Na prática, falando dos benefícios diretos, os moradores já percebem o impacto financeiro na primeira conta de luz após a instalação do sistema. Antes salgado e causador de dor de cabeça, o custo energético cai em 85% a partir de agora. No ano, a previsão da Elysia é de que a economia chegue aos cerca de R$ 6 mil.
Imóvel mais (muito mais) valorizado
Pense o seguinte. Você está à procura de uma nova casa e, em um determinado momento, fica diante de duas opções: uma casa com geração própria de energia, e outra sem um sistema fotovoltaico com uma conta de luz alta todo mês. Qual delas você escolheria? Sem dúvida, a primeira, que lhe dá a vantagem de pagar a taxa mínima da conta de luz. Pois bem, é essa a mesma leitura do mercado imobiliário, que valoriza – e muito – uma residência com produção de energia solar. A valorização, aliás, pode chegar a 8%.
Ajuda ao…
Meio ambiente. Junto das vantagens financeiras, os moradores dão sua importante contribuição para o combate ao aquecimento global. Com a geração de uma energia limpa, eles deixam de emitir, anualmente, cerca de 4.000 kg de CO2 na atmosfera. Ocorre, portanto, uma redução da pegada ecológica que irá beneficiar o planeta no curto, médio e longo prazo.
Ajuda ao…
Brasil. Sim, com a geração de energia renovável, os moradores colaboram com a renovação da matriz energética brasileira. E isso tem um impacto substancial, especialmente em um momento em que o país passa pela maior crise hídrica da história. Renovar e acrescentar uma fonte de energia limpa na matriz energética é colaborar com a sustentabilidade social e econômica do país.