Para entrar no mercado, pesquisas sobre a janela solar têm um longo caminho pela frente – mas pesquisadores suíços garantem que será uma tecnologia acessível
Cientistas suíços criaram janelas que funcionam como painéis fotovoltaicos e geram energia solar em casa. E o mais legal: as janelas são revestidas por corante (DSC), também conhecido como célula de Grätzel, o que reduz bastante o custo.
Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel
Para ingressar no mercado, ainda há um longo caminho pela frente. Afinal, a tecnologia ainda precisa passar por mais testes e validações. Mas a equipe de cientistas afirma que conseguiu aumentar a eficiência de conversão de energia dos DSCs para 15% sob luz solar direta e 30% em condições de luz ambiente.
Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar
Transparentes, as janelas existem em várias cores com baixo custo e já estão sendo utilizadas em claraboias, estufas e fachadas de vidro. Além disso, versões leves e flexíveis estão no mercado em larga escala para alimentação elétrica de dispositivos eletrônicos portáteis.
Energia sustentável e barata
Se tudo der certo, o custo baixo para fabricar e instalar janelas permite que mais pessoas tenham acesso à energia solar. Além disso, seria possível personalizar as janelas para que elas se adaptem perfeitamente aos diferentes tipos de ambientes.
Agora, portanto, cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) desenvolveram uma maneira de melhorar o desempenho dos painéis. O projeto pretende gerar energia elétrica movendo elétrons do fotossensibilizador para uma saída elétrica como um dispositivo ou uma unidade de armazenamento.